Problemas enfrentados na saúde pautam assembleia da Amvat

Encontro de prefeitos da região ocorreu nesta sexta-feira, em Roca Sales

610
Presidente da Amvat, Marcos Martini, conduziu a assembleia

Os problemas enfrentados por pacientes que aguardam por atendimento nas áreas de ortopedia e traumatologia pautou a assembleia geral ordinária da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), na sexta-feira (06/03), em Roca Sales. Além de prefeitos, a reunião contou com representantes regionais do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e secretários.


Hoje, muitos municípios da região encaminham os pacientes que necessitam de atendimento em ortopedia e traumatologia para o hospital de Canoas. No entanto, a prestação do serviço é ineficiente, segundo os secretários de Saúde. Conforme a secretária de Saúde de Imigrante e representante do Cosems, Regiane Möllmann, atualmente, 1.078 pessoas na região esperam por atendimento nesta especialidade e a marcação de uma consulta no hospital leva, em média, um ano e meio. “Muitas pessoas fazem exames e, até conseguirem consultar novamente, estes exames já perderam a validade”, afirma.


De acordo com o presidente da Amvat e prefeito de Nova Bréscia, Marcos Martini, os municípios já investem mais do que o percentual de 15% do orçamento que deve ser destinado à saúde. “Alguns aplicam 20%, 27% e por aí vai. Estamos cansados de assumir funções que não são nossas”, observou.

Para o 1º vice-presidente da Amvat e prefeito de Imigrante, Celso Kaplan, é hora de a Amvat se mobilizar. “Esse problema vem de muitos anos. Os prefeitos não sabem mais de onde tirar dinheiro. Em Imigrante, temos pessoas que vieram a óbito sem ver a cirurgia que necessitavam ser feita”, destacou Kaplan.


Ao fim da reunião, foi criado um grupo, que inclui representantes da Amvat, Cosems, Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Taquari (Consisa), 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), entre outros, que irá levantar informações referentes a valores e sobre outras instituições de saúde que poderiam prestar o atendimento em ortopedia e traumatologia aos pacientes da região. O deputado estadual Edson Brum, que esteve presente à reunião, comprometeu-se em auxiliar na busca de soluções junto ao Governo do Estado.


Ao final da assembleia, os prefeitos homenagearam o prefeito de Encantado, Adroaldo Conzatti, que completou 80 anos na quinta-feira (05/03). Paralelamente à reunião da Amvat, houve encontro
de primeiras-damas e soberanas. Os eventos integraram a programação da 8ª Exporoca e 11ª Fecarpa, que ocorrem em Roca Sales até o domingo (08/03).


A próxima assembleia da Amvat está marcada para o dia 23 de abril, em Anta Gorda. A reunião fará parte da programação da 8ª FestLeite.

- publicidade -