O Programa Adolescente Legal com Música, mantido pela Associação Lajeadense Pró -Segurança Pública (Alsepro) vai abrir 30 novas vagas em 2020, para os turnos da manhã e da tarde. A inscrição deve ser feita no dia 26 de março, no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, três horários estão disponíveis; às 8h30, 13h30 e às 19h. Mas os interessados já podem buscar informações sobre a matrícula pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone (51) 99100-7832.
O professor Maurício Scaldo explica que para facilitar o processo é importante que os pais tragam o filho no dia da inscrição, com a ficha já preenchida, se possível. “Vamos aproveitar o momento para conversar com os interessados e explicar toda nossa metodologia.” Em 2020, o programa completa 10 anos de atividades. E neste período a evolução foi muito grande, com mudanças marcantes, como a qualificação dos professores, investimento na compra de instrumentos e melhorias nas instalações.
Já a coordenadora do programa Martires Valandro destacou a parceria com empresas e entidades. “Precisamos ressaltar nossos parceiros, que depositam toda confiança no projeto. Isso acaba formando uma grande família, de pais, voluntários, parceiros e professores.”
A professora Cristine Vasconcellos garantiu que a música é usada como ferramenta de transformação. “Nunca foi o objetivo principal formar músicos, e sim, cidadãos melhores.” A ex aluna Patrícia da Silva Paiva de 19 anos é um exemplo desse conceito adotado. Ela ficou no programa de 2013- 2017. Quando entrou não sabia nada de música. Hoje toca desde flauta, violão, violino e violoncelo e ainda canta. “O curso marcou muito minha juventude, por que eu tinha muitos amigos, amizade que conservo até hoje. Trocávamos muitas experiências. Os professores foram grandes pilares para a formação do que eu sou hoje, meu caráter, minha ética.”
Quem pode se inscrever:
-Idade dos 7 anos (alfabetizados) até os 14;
-De preferência para alunos de escolas públicas e/ou bolsistas;
– Cópia de comprovante de endereço.
Lista de documentos:
Cópia da RG ou certidão de nascimento do aluno;
Xerox da última folha de pagamento dos pais, se forem autônomos, uma declaração preenchida a próprio punho.