Primeiro caso de Coronavírus em Arroio do Meio é considerado recuperado, mesmo antes de ser contabilizado pelo Estado

794
Crédito: reprodução

O primeiro caso de Coronavírus confirmado em Arroio do Meio é considerado recuperado de acordo com a assessoria de comunicação do município. A paciente, uma mulher de 44 anos, teve resultado positivo por meio de teste rápido no dia 14 de abril. Apesar do setor de saúde do município a considerar recuperada, ela segue em isolamento domiciliar.

A paciente foi internada com sintomas e realizou a testagem laboratorial, que teve resultado negativo. Posteriormente, teve melhora no quadro e realizou isolamento domiciliar de forma preventiva. Com a chegada dos testes rápidos, pela insistência dos sintomas, ela foi novamente testada, que acusou positivo para Covid-19. Nesta data, já havia passado semanas do começo dos sintomas.

Outro caso confirmado no município foi confirmado pelo pelo estado neste domingo (20/04), por meio de teste laboratorial realizado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). Trata-se de uma mulher de 41 anos, que internou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Estrela na manhã da sexta-feira (17/04). Ela é do grupo de risco e teve contato com uma pessoa que trabalha em Porto Alegre. Apesar de ser o segundo caso contabilizado pelo município, este é o primeiro contabilizado pelo Estado.

Por que o estado soma apenas um caso?

A assessoria de comunicação do município explica que os testes, laboratorial e rápido, consideram aspectos diferentes em sua análise. O teste laboratorial detecta a presença da doença, enquanto o teste rápido detecta os anticorpos. Assim, o resultado só pode dar positivo após o desenvolvimento de anticorpos no paciente, como aconteceu neste caso.

Vale ressaltar que este caso ainda não foi confirmado pelo estado. Ainda conforme a assessoria, o teste rápido foi realizado pela Univates, e seus resultados, por questões burocráticas, ainda não foram contabilizados pela Secretaria Estadual da Saúde. Contudo, quando isso acontecer, o caso de Arroio do Meio e outros municípios que possuem comprovação via teste rápido da Univates deverão ser somados.

- publicidade -