Caso de Covid-19 confirmado por teste rápido em Teutônia tem resultado negativo pelo Lacen

4619
Crédito: Júlia Caroline Geib

Na terça-feira (21/04), um caso de Coronavírus testou positivo em teste rápido em Teutônia. Contudo, nesta sexta-feira (24/04), chegou o resultado do exame PCR feito pelo Lacen, em Porto Alegre, que testou negativo. Conforme a assessoria do município, devido a critérios da janela epidemiológica, podem haver diferenças nos resultados no exame PCR e o teste rápido. A paciente, de 23 anos, segue internada no Hospital Ouro Branco. A paciente tem histórico de asma brônquica. Seu quadro é considerado bom, com previsão de alta no final de semana.

Na estatística oficial do Estado, este caso foi considerado descartado. Pelo Município, devido ao resultado positivo no teste rápido, o caso seguirá em análise, pois será tentada uma contraprova, que possa vir a estabelecer o vínculo epidemiológico e confirmar o caso. Por isso, não considera-se ainda como caso totalmente descartado.

Vale ressaltar que o teste rápido identifica a resposta do corpo em relação ao vírus, mediante produção de imunoglobulina, que são anticorpos. Já o PCR identifica a presença do vírus por meio de análise da secreção do paciente. Neste segundo caso, acontece a extração do DNA do vírus na amostra, que é identificado a partir de três sequências de RNA.

Pelo Estado, há um caso de Coronavírus confirmado em Teutônia, de uma mulher de 49 anos. Ela recebeu alta do hospital e a partir deste sábado 925/04), deve ser considerada recuperada e sairá do isolamento domiciliar.

Casos suspeitos em Teutônia

Entre a quinta e sexta-feira (23 e 24/04), foram notificados à Vigilância Epidemiológica de Teutônia sete novos casos suspeitos de Covid-19 acompanhados em domicílio. Paralelamente, três casos suspeitos que vinham sendo acompanhados em domicílio foram encerrados, pois não apresentaram evolução nos sintomas.

Os casos suspeitos acompanhados em domicílio são de pessoas que apresentam síndrome gripal e estão em isolamento residencial, recebendo acompanhamento constante das equipes de saúde para verificar a evolução dos sintomas. Conforme o Ministério da Saúde, pessoas com síndrome gripal são suspeitas para o Covid-19 e por isso, são colocadas em isolamento, mas só são feitos testes nos pacientes hospitalizados.

- publicidade -