O Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, conta desde esta semana com um sistema de medição de temperatura por câmeras de pessoas que ingressam na instituição. Este tipo de controle é um dos únicos do Estado, e permite a avaliação de até 16 indivíduos ao mesmo tempo. O sistema também é capaz de detectar o uso de máscara, faz reconhecimento facial e guarda automaticamente as informações. Isso possibilita com que o hospital controle o acesso de pessoas que já tiveram temperatura alta detectada em dias anteriores, ou que não podem ingressar na área interna da instituição.
Walter Cariry, diretor Comercial da Siera Brasil, responsável pelo sistema, explica que o equipamento é formado por câmera térmica, calibrador e software de reconhecimento. A Siera é uma fabricante de tecnologia presente em 70 países. “Este sistema cria um isolamento social com uma precisão muito maior do que as das pistolas de temperatura utilizadas hoje em muitos lugares”, informa ele.
O diretor Executivo do hospital, Cristiano Dickel, explica que o sistema oferece agilidade no acesso ao hospital, garantindo ainda o controle automatizado de informações, com redução de custos. “O Hospital Bruno Born está sempre atento às novas tecnologias que podem auxiliar em nosso serviço e qualificá-lo ainda mais. A aferição de temperatura com termômetros digitais, utilizado geralmente, acaba sendo demorado e gera filas e aglomeração. Com o novo sistema temos um controle melhor e mais rápido, além de assegurar um ambiente mais seguro”, completa ele.