Na manhã desta segunda-feira (15/06), houve a assinatura do contrato entre os municípios de Teutônia e Westfália com a construtora Edil Eireli, que dá ordem para o início das obras da ponte que faz divisa entre os municípios, sobre o Arroio Boa Vista. A ponte em questão já recebeu diversos reparos e, ainda neste mês, está previsto o início das obras. A ponte é um importante acesso entre as localidades de Linha Frank (Westfália) e do Bairro Boa Vista (Teutônia), tanto para o escoamento de mercadorias como travessia de pessoas. Contudo, durante enchentes, o fluxo fica interrompido.
A assinatura aconteceu às 10h em frente a ponte, e contou com a presença de lideranças de ambos os municípios. Em menos de uma hora no local, mais de cinco grandes caminhões fizeram a travessia pela antiga ponte de madeira dos anos de 1950, o que interrompeu momentos de discursos das autoridades. Isso chamou a atenção devido ao intenso fluxo no local, inclusive, de carros e pessoas.
O contrato foi assinado com a Construtora Edil Eireli, vencedora da licitação. A obra sairá por R$ 988.107,13, cerca de R$ 206 mil a menos em comparação ao valor inicialmente previsto. A previsão é que a obra inicie ainda neste mês, e conforme contrato, tem prazo de 90 dias para a conclusão, prorrogável mediante justificativa e questões climáticas. Cada prefeitura arcará com metade do valor da estrutura.
A ponte terá largura de 9,70 metros, comprimento 38 metros e aproximadamente 1,50 metro a mais de altura. O proprietário da construtora, Adêmio Krutzmann, explica que a ponte terá altura superior a atual “para ter melhor fluxo de água e a enchente não atrapalhar a passagem”. Ele ressalta que será pista dupla com passagem para pedestres. O representante da empresa SMB Engenharia, Samir Marcos Battisti, complementa que a estrutura suportará carga máxima de 45 toneladas, e enaltece que há orgulho em saber dos benefícios que a ponte trará às famílias.
Mais informações, confira na edição digital da Folha Popular desta terça-feira (15/06).