Lívia Teles recebe aplicação do Zolgensma

1138
Lívia recebeu a infusão de 55ml do medicamento

Após muita mobilização e luta, o grande dia chegou. Nesta quinta-feira (13/08), a pequena Lívia Teles recebeu a aplicação do medicamento Zolgensma, nos Estados Unidos. O dia foi chamado de “Dia Z”. O remédio é considerado o mais caro do mundo, mas o tratamento mais eficaz contra a Atrofia Muscular Espinhal (AME). A família conseguiu realizar a aplicação graças às diversas mobilizações em Teutônia, região e estado, que arrecadaram R$ 9 milhões. E também, com uma ação judicial que definiu que o governo pague o valor que falta para pagar o tratamento.

O relato da aplicação foi publicado pela família de Lívia nas redes sociais. A publicação destaca que a aplicação marca uma nova fase para a família. Lívia recebeu 55ml da medicação, o que levou cerca de uma hora. Ela ainda teve sangue coletado para exames e para ficar guardado no banco biológico para pesquisas futuras. O procedimento foi bem sucedido. Agora, a menina segue em acompanhamento. Serão feitos exames toda a semana para ver se está tudo bem. “Nós conseguimos! Juntos”, diz a publicação.

A mãe de Lívia, Luana Teles, também se pronunciou através das redes sociais. “Não consegui pensar em outra coisa se não no quanto de amor a Lívia trouxe pra esse mundo. Não só o amor incondicional que sentimos por ela, mas o amor sobre a empatia e sobre a solidariedade. O poder que esse sentimento tem sobre as pessoas e as coisas”, declara.

A mãe contou ainda que quando a infusão iniciou, a sala ficou em silêncio. “Nada precisava ser dito. As lágrimas rolaram e o coração ficou em paz. O amor move. É poderoso e transformador”, conta. Segundo ela, foi surreal e difícil de assimilar. “Mas não há nada mais recompensador do que lutar por algo que se acredita e por quem mais se ama”, avalia.

Por fim, ela ainda agradeceu a todos que fizeram algo por Lívia. “Minha eterna gratidão por essa chance. Sei que os desafios ainda são muitos, mas não há nada como receber uma dose de esperança para continuar a luta”, reforça. De acordo com Luana, dia 13 de agosto de 2020 foi o dia do renascimento.

A campanha para arrecadar o valor do Zolgensma para possibilitar o tratamento de Lívia iniciou ano passado. A meta era arrecadar R$ 9 milhões. O valor foi alcançado, porém, com a alta do dólar, o montante tornou-se insuficiente. Assim, através de uma ação judicial, a família conseguiu que a União custeasse o valor que faltava, possibilitando o tratamento nos Estados Unidos.

- publicidade -