Agricultores participam de Dia de Campo Sobre Manejo de Solos e Cultivo de Trigo

1020
Crédito da foto: divulgação

Um grupo de cerca de 30 agricultores participou na tarde de terça-feira (06/10) de um Dia de Campo Sobre Manejo de Solos e Cultivo de Trigo. Organizada pela Emater/RS-Ascar – que atua vinculada a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado -, a atividade foi dividida em duas etapas, sendo a primeira realizada em Estrela, na propriedade da família Kich em Novo Paraíso. Já a segunda parte, ocorreu em Teutônia, onde a família Fries, da Linha Wink foi a anfitriã. 

Nas estações de trabalho, discutiu-se a viabilidade técnica e econômica do trigo na região e quais as cultivares do grão que são mais indicadas pela Embrapa para o Vale do Taquari. Na ocasião também foi feita uma demonstração da correta coleta de amostragem de solos em diferentes sistemas de cultivo – convencional e de plantio direto. “O objetivo geral do encontro foi o de reforçar a importância do manejo adequado do solo, que reflete diretamente no sistema como um todo”, salienta o extensionista da Emater/RS-Ascar, Carlos Fries. 

Unidade de Referência com histórico de manejo integrado de construção de fertilidade do solo, a propriedade de Nelson e Leni Fries é acompanhada pelo serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (ATERS) desde 2014. “Desde o começo a intenção foi a de identificar os fatores críticos para o cultivo de grãos nessas áreas, ‘atacando-os’ de forma sustentável, com viabilidade técnica e com planejamento de culturas rotacionadas”, explica Fries. “Não por acaso, o cultivo sucessivo com variedades diferentes, já está planejado até o ano de 2037”, completa o extensionista. 

A experiência vivenciada pela propriedade também foi parte do Dia de Campo, com demonstrações sobre controle de plantas daninhas, correção da acidez e monitoramento de pragas e doenças, que possibilitaram o aumento da fertilidade. “Por sinal, essa vai ser a primeira safra em que vai se trabalhar apenas com a adubação do sistema e não com correção exclusiva para a cultura”, explica Fries, que reforça a importância da rotação de milho, trigo sarraceno, soja, nabo forrageiro e aveia para a manutenção da fertilidade do sistema. 

Todas as estações foram apresentadas por extensionistas da Emater/RS-Ascar, sendo eles Álvaro Trierweiler, Alano Tonin e Marcos Schäfer, além do já citado Carlos Fries. Além dos agricultores, a atividade também foi acompanhada pelos gerentes da Emater/RS-Ascar Marcelo Brandoli e Carlos Lagemann, supervisores e outros representantes, todos respeitando as orientações de saúde para a prevenção da pandemia de Covid-19, caso do uso de máscara e do respeito ao distanciamento social. 

- publicidade -