Candidatos a prefeito debatem sobre educação na Rádio Popular

1626
Crédito: Luciana Brune

A educação foi o tema do segundo debate promovido pela Rádio Popular entre os candidatos ao Executivo de Teutônia. Às 18h desta sexta-feira (23/10), as três chapas puderam trazer suas principais propostas para o setor da educação. Desta vez, as perguntas foram elaboradas pela Associação dos Professores Municipais de Teutônia, que também teve representantes presentes e um momento de fala. O debate pôde ser acompanhado ao vivo, com transmissão pela Rádio Popular, pelo app do Grupo Popular, e com live pelo YouTube da Rádio Popular.

Participaram os candidatos da coligação Teutônia Consciente, Ariberto Magedanz (PP) e Keetlen Link (MDB); da coligação Teutônia Somos Todos Nós, Celso Forneck (PDT) e Aline Röhrig Kohl (Cidadania); e da coligação Compromisso e Trabalho por Teutônia, Jonatan Brönstrup (PSDB) e Valdir Oliveira do Amaral (PSD). Apesar do comparecimento dos vices, o momento foi destinado a explanações apenas aos candidatos a prefeito. Os vices terão momento específico para debate neste domingo (25/10).

O debate iniciou com explanação do presidente da Associação dos professores, Diego Berti Bagestan, e o vice da entidade, Arnildo Grutzmannn. Posteriormente, houve apresentação dos candidatos a prefeito no tempo de três minutos para cada. A Associação elaborou seis questões previamente informadas aos candidatos que foram respondidas na sequência, no tempo de três minutos cada.

Ao fim, cada candidato a prefeito pôde fazer as considerações finais no tempo de dois minutos cada. O próximo debate de Teutônia será neste domingo, às 8h, desta vez, focado nos candidatos a vice. Para saber mais sobre as respostas, confira a edição desta quarta-feira (21/10) da Folha Popular ou confira a live que ficará disponível no YouTube, pelo link indicado ao final do texto.

As perguntas respondidas pelos candidatos foram:

1 – Quais as estratégias que os Senhores preveem utilizar para manter um canal aberto ao diálogo com as entidades representativas e fiscalizadoras do sistema municipal de ensino, como o Conselho Municipal de Educação, a Associação dos Professores e Sindicatos dos Servidores Municipais?

2 – Teutônia carrega um manto que a torna conhecida nacionalmente como a “Cidade que Canta e Encanta” em virtude de seus corais e envolvimento das comunidades com os mesmos. Devemos destacar iniciativas louváveis dentro do contexto musical na cidade, como o Festival de Música, organizado pelo Colégio Teutônia e o Festival Popular da Canção, organizado pela Rádio Popular. Os senhores candidatos possuem alguma proposta em relação a ações que visem o fortalecimento do município como um polo musical que ajude a desenvolver a educação, a cultura, o turismo e a economia local?

3 – Sabemos que o esporte é uma importante ferramenta de auxílio na construção efetiva de um indivíduo pleno. Por meio do esporte, se trabalhado de forma correta, substancialmente na sua iniciação, constroem-se valores como senso de justiça, cultura para uma vida ativa e saudável, respeito e empatia ao próximo, entre outros.
No nosso município, nos últimos anos, tem-se investido muito para proporcionar às crianças e jovens, a possibilidade de acesso ao esporte, tanto por meio de convênios com entidades tradicionais de nossa cidade, quanto por projetos esportivos de iniciativa da administração Municipal. Dessa forma, pergunta-se: os senhores candidatos possuem uma proposta que pretendem implantar ou aprimorar, visando o acesso e incentivo à prática esportiva para crianças e jovens no nosso município?

4 – Nos últimos dias foram divulgados os dados do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O levantamento é feito pelo INEP – Instituto Nacional de Pesquisas Anísio Teixeira. Teutônia obteve resultados positivos e evolutivos, acima da média do país e também do estado. Na relação com o montante de valores investidos (importante salientar que a pergunta não está fazendo relação com o percentual obrigatório por lei, mas ao volume de recursos que esta rubrica representa frente ao número de estudantes da rede municipal) qual é a sua proposta para seguir na qualificação das ações da rede municipal de educação, especialmente no que faz referência ao contexto educacional vivido e vivenciado nos desafios frente à pandemia provocada pela Covid-19?

5 – Segundo o SEBRAE/RS, o índice de estudantes que reprovam na escola no Ensino Fundamental em nosso município é de 7%. No Ensino Médio, esse indicador de reprovação e de evasão escolar é de quase 20%. Desconhecemos o indicador de estudantes que, ao concluírem o Ensino Fundamental não seguem seus estudos. Em nosso município, a população com o Ensino Fundamental incompleto é de 51%. Ao olharmos para esse percentual, entendendo a escolarização como direito do cidadão, estamos tratando de um impacto social que alimenta o cinturão dos milhões de jovens e adultos que passam a pertencer ao chamado grupo “Nem Nem” – Nem estudam, Nem trabalham. Desta forma, pergunta-se aos senhores candidatos:
A – De que forma os senhores candidatos pensam em superar as lacunas da trajetória desses jovens e adultos?
B – Que ações poderão ser desenvolvidas para atrair o jovem à escolarização, acesso à vida profissional, garantindo-lhes a oportunidade de ser protagonistas e ter um melhor projeto de vida, e, assim, atuar nos setores produtivos e econômicos do município de Teutônia?

6 – A Lei da Gestão Democrática elaborada em conjunto com diversos segmentos da comunidade escolar foi revogada na atual gestão sob a alegação de ser inconstitucional na questão relativa à eleição direta de Diretores de Escola. Em seu lugar, foi aprovada uma Lei, pela Câmara Municipal de Vereadores de Teutônia, que não mais contempla a participação da comunidade escolar na escolha de diretores, contrariando o Plano Municipal e Nacional de Educação e também contrariando a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que rege a educação do Brasil. Os Senhores candidatos realizarão alguma ação para que novamente haja a efetiva participação da comunidade escolar na escolha dos diretores de escola?

- publicidade -