A falta de urnas eletrônicas obrigou a Justiça Eleitoral agregar seções em todo o país para diminuir o número de equipamentos usados no dia 15 de novembro. Em Teutônia, 2.199 eleitores inscritos em oito seções foram distribuídos para outras seções no mesmo local de votação. O Cartório Eleitoral vai manter dois mesários e a indicação do número da seção para que os eleitores possam se informar no dia. A medida vale apenas para este pleito.
O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RS, Daniel Wobeto, explica que a distribuição varia de acordo com o nome das pessoas. “A cada faixa de nomes, os eleitores caem em uma urna diferente do [mesmo] local [em que votavam]”, observa. O eleitor já pode consultar onde votará no site do TRE ou no aplicativo e-Título.
A mudança foi determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que não pôde licitar a compra de novas urnas eletrônicas, em função da pandemia. Cada Tribunal Regional (TRE) precisou reduzir urnas. No Rio Grande do Sul são mais de 3 mil urnas eletrônicas “cortadas”, o que afeta quase 950 mil eleitores de 329 cidades gaúchas. As seções aglutinadas e a redistribuição dos eleitores foram definidas aleatoriamente por meio de um software de informática.
A chefe do Cartório Eleitoral de Teutônia, Luciane Lima, aponta que cada Zona Eleitoral mantém as urnas necessárias e mais um percentual de sobra (reserva de contingência) para eventuais trocas durante a votação. Agregar seções foi a solução para ampliar o número de equipamentos reservas. Na área da 125ª Zona Eleitoral, oito seções serão agregadas em Teutônia e uma, em Paverama. Ela reforça que o eleitor encontrará a sua seção no mesmo local, mas os dois mesários vão orientar para qual seção ele foi distribuído para esta eleição.
Também exclusivo para este pleito, em função da pandemia, o horário de votação foi ampliado. As urnas abrem às 7h e vão até as 17h. O período das 7h às 10h está reservado como prioritário para idosos ou pessoas dos grupos de risco.
MAIORES CONCENTRAÇÕES
A Escola Estadual Reynaldo Affonso Augustin, no Bairro Canabarro, volta a ser o maior ponto de votação de Teutônia, com 3.601 eleitores inscritos nas 10 seções instaladas. Uma delas será agregada, e os eleitores serão distribuídos nas nove urnas que lá funcionarão. Nos dois últimos pleitos (2016 e 2018), o Ieceg estava com o maior número de seções e eleitores, pois acumulou as urnas do Grêmio Recreativo Canabarrense. Neste ano, o Canabarrense voltará a receber urnas. Eleitores devem estar atentos, porque houve mudanças de algumas seções.
O segundo maior ponto de concentração de eleitores é a Escola Municipal Leopoldo Klepker, no Bairro Alesgut, com 1.985 inscritos em cinco seções. No Bairro Teutônia, o maior número de eleitores vota nas cinco urnas instaladas no Colégio Teutônia, com 1.925 inscritos. O “Clube” Teutoniense tem quatro seções (uma será agregada) e 1.325 aptos a votar. No Bairro Languiru, a concentração mais intensa é no Centro Comunitário Martim Luther, com cinco urnas (uma será agregada) e 1.823 eleitores. Na Escola Tancredo Neves, também em Languiru, são quatro seções (uma agregada) com 1.262 inscritos.