Mesmo com permissão da justiça, aulas presenciais nas escolas estaduais do Vale não voltam

2213
Crédito: Júlia Caroline Geib

Após recurso do Governo do Estado, a Justiça liberou nesta quinta-feira (05/11) a retomada das aulas presenciais nas escolas estaduais. Elas haviam sido interrompidas em função de uma decisão judicial proferida na quarta-feira (04/11), que exigia que profissionais técnicos da área sanitária verificassem as condições das escolas, não professores ou comitês regionais. Porém, com recurso, a Procuradoria-Geral do Estado conseguiu reverter a decisão.

As escolas estaduais poderiam voltar a receber os alunos ontem (06/11), mas como a decisão foi anunciada durante a noite, muitas não conseguiram se reorganizar para abrir as portas nesta sexta-feira. As instituições que já vinham realizando atividades presenciais, voltarão com as atividades na segunda-feira (09/11).

O CPERS-Sindicato reiterou nas suas páginas nas redes sociais que recorrerá da decisão. Na nota afirma que “as escolas estaduais não têm condições de retorno e a comunidade escolar não pode se responsabilizar pela segurança sanitária das instituições”.

A 3º Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que abrange as escolas do Vale do Taquari, afirmou que as aulas presenciais na região não retornarão mesmo com permissão da justiça. Isso porque, segundo a coordenadora regional, Cássia Cristina Procat Benini, nem todas as escolas receberam os materiais de higienização e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adquiridos pelo Estado. Segundo ela, nenhuma escola da região havia retornado com aulas presenciais até o momento, em função disso.

Cristina explica que todas as escolas elaboraram planos de contingências em parceria com os Centro de Operações de Emergências da Saúde (COE) municipais, 100% deles concluídos e analisados pelo COE Regional. “A 3ª Coordenadoria orienta às equipes diretivas para que as escolas continuem no atendimento das atividades remotas e com horários de plantão nas escolas para o atendimento ao aluno que retira material didático físico, mediante agendamento”.

A 3ª CRE, sediada em Estrela, atende 86 escolas, distribuídas nos 32 municípios do Vale do Taquari. Nesse universo, 42 escolas atuam com o Ensino Médio, incluindo uma escola profissional e 62 contam com turmas do ensino fundamental, totalizando em torno de 19.400 matriculados em toda a rede estadual.

- publicidade -