Um homem foi preso por abigeato por volta das 3h30 desta sexta-feira (27/11), na Rua São Paulo, em Fazenda Vilanova. A guarnição da Brigada Militar estava em patrulhamento quando viu um veículo Kadet branco em atitudes suspeitas. Foi iniciada a voz de abordagem com luzes intermitentes e sinais sonoros. Quando a guarnição desembarcou da viatura, o condutor do veículo desobedeceu a ordem de parada e direcionou o automóvel na direção ao agente, conforme a BM, com clara intenção de atropelá-lo. O soldado, que estava em via pública, jogou-se no chão.
Após, a guarnição embarcou na viatura novamente e iniciou acompanhamento ao veículo. O Kadet ingressou na ERS-128, sentido Fazenda Vilanova/Teutônia, em alta velocidade. Após alguns quilômetros sem perdê-lo de vista, o veículo foi alcançado. O condutor parou o veículo e fugiu, jogando-se de um barranco em direção ao mato.
A guarnição entrou no mato e conseguiu se aproximar do indivíduo. Foi dada voz de abordagem novamente, sendo que o suspeito não acatou a ordem e sacou uma faca, resistindo com investidas utilizando a arma branca contra a guarnição. A guarnição usou spray de pimenta e conseguiu desarmar o agressor, que ainda entrou em luta corporal intensa com a guarnição. Até ser algemado, a ação resultou em algumas lesões no soldado.
O homem, de 44 anos, disse que havia matado um boi em uma propriedade que não soube informar, e que estaria com as carnes dentro do carro e por isso, tentou fugir. A guarnição localizou, no porta-malas do veículo, metade de um bovino, ainda quente, dando a entender que o crime teria acontecido momentos antes à abordagem. O veículo e os objetos do crime foram apresentados na DPPA em Lajeado, juntamente com o indivíduo, o qual passou por exames de lesões, para então finalizar o registro. Ele já possuía histórico por roubo a motorista de carga e estelionato.