Com distribuição de doces, Bombeiros Voluntários realizam ação Caminhão Iluminado

2590
Caminhão iluminado percorrerá as principais localidades de Teutônia / Crédito da foto: divulgação

O Papai Noel trocará o trenó pelo caminhão dos bombeiros, pelo menos por alguns dias deste mês. Crianças e adultos poderão sair de casa ao ouvir o som da sirene entre os dias 15 e 19 de dezembro e ir ao encontro do bom velhinho. Pelo quarto ano consecutivo, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia promoverá o projeto Caminhão Iluminado e distribuirá balas, pirulitos e bombons nos principais pontos da cidade.

Um caminhão dos Bombeiros, que levará o Papai Noel, será acompanhado de outros dois veículos da Cooperativa Certel durante a ação. Eles passarão pelos principais pontos do município de Teutônia e distribuir pacotinhos para as crianças. A ação acontece de forma voluntária, com o apoio dos bombeiros, clubes voluntários, cooperativas e empresas. “Para que o projeto seja bem-sucedido, contamos sempre com o apoio da comunidade, que pode nos ajudar com doação de balas. Podem trazer até a corporação ou nos ligar, que vamos ate as residências fazer a coleta”, enaltece o bombeiro Carlos André da Silva.

A saída será sempre às 18h30, com exceção de sábado (19/12), que será 18h. Nos dias 15 e 16, a ação será realizada em alguns pontos do Bairro Canabarro (veja tabela ao lado). No dia 17, será concluído o Loteamento Arco-Íris e posteriormente, os veículos seguirão para a Vila KS e o Centro Administrativo. No dia 18, a ação acontecerá nos bairros Alesgut, Languiru e Boa Vista, e por fim, no dia 19, acontece a conclusão nos Bairros Languiru e Teutônia. Para participar, pede-se que pais e crianças utilizem máscaras e tomem as medidas necessárias para evitar o contágio pela Covid-19.

Conforme o bombeiro, a ação é importante porque une dois mundos que são encantados para as crianças: o mundo dos bombeiros e do Natal. “Mantemos ativa essa magia, tentamos fazer o projeto de forma que se alcance a grande maioria das pessoas, passando por diferentes pontos de Teutônia. Claro que não conseguimos atender a todas as ruas, mas no final, sempre temos um feedback bem positivo”, explica ele. Ainda conforme o bombeiro, a adesão de novos voluntários e parceiros é um sinal de que estão no caminho certo. “Quem mais ganha somos nós ao ver o brilho nos olhos das crianças ao ganhar um doce e ao ver o Papai Noel. Isso nos enche de esperança e nos dá força para seguir com o projeto”, conclui.

Parcerias para dar certo

Integram a ação dois clubes de voluntariado de Teutônia, o Rotaract e o Leo Clube. Integrantes dos grupos colaboram na organização do roteiro, na arrecadação de doces, divulgação e nos dias da ação. Além da Certel, as cooperativas Languiru e Sicredi também são parceiras. A Docile também formou parceria e destinará doces para o grupo. Ainda, outras empresas que desejam colaborar podem contatar a corporação ou os clubes para combinar.

A integrante do Rotaract, Rafaela Schulte, já participou da ação em outro ano. “Todos nós já fomos crianças e sabemos como era a magia da época do Natal. Acredito que através dessa ação, somos capazes de levar essa magia para as crianças, independentemente da idade”, diz a voluntária. “Ver a felicidade delas quando o caminhão se aproxima é a melhor recompensa que poderíamos ter, é isso que o trabalho voluntário nos proporciona”, conclui.

Para Heloisa Souza Hack, do Leo Clube de Teutônia, a parceria com o projeto dos bombeiros é em busca de levar alegria, amor, solidariedade e um pouco do espírito natalino para as crianças da cidade. “Assim como o Papai Noel e os doces atraem a atenção das crianças, junta-se o caminhão iluminado, que dá um brilho a mais no olhar dos nossos pequenos”. Sua colega Luisa Müller, também do Leo, enaltece que “nos anos anteriores, fomos recebidos pela nossa comunidade com muita receptividade e um largo sorriso no rosto”. Ela destaca que os teutonienses colaboraram muito na doação de balas e outros doces. “Queremos que esta parceria dure muitos anos, que possamos, a cada Natal, com carinho e muito amor, levar uma pequena lembrança. Acreditamos que a magia do Natal estará sempre presente dentro de nós, a gente só precisa cultivá-la”, conclui Luisa.

Roteiro

Terça-feira (15/12)
Canabarro

– Fazenda São José (R. Guilherme Trennepohl)
– Serraria Travessão
– Rua 51
– Loteamento 8 (campo)
– Beira Rio
– Entrada da Linha Germano (R. Ewaldo Schaeffer)

Quarta-feira (16/12)
Canabarro

– Muçamba (R. 15 de Novembro)
– R. Dom Pedro II (Parque Ipê)
– Vila Esperança (R. Balduin Ninow, creche)
– Lojas Certel (R. Capitão Schneider)
– Sol Lanches (R. Antônio Tertulino da Rosa)
– Mercado Ponto Certo (Posses)

Quinta-feira (17/12)
Canabarro e Centro Administrativo

– Loteamento Arco Íris (Associação)
– Trevo da Maison (R. 11 de Setembro, Ribeiro)
– Vila KS (R. Quatorze)
– Vila Popular (R. Lourenço Griebeler, cemitério)
– Centro Administrativo (R. 2 Norte)
– R. Ricardo Luersen (2 quadras acima do hospital)

Sexta-feira (18/12)
Bairros Alesgut, Boa Vista e Languiru

– Neri Auto Peças (R. Major Bandeira)
– Papeleiro (R. Major Bandeira)
– Antiga Dulcini (Alesgut, próximo à ferrovia)
– Quadra (R. Werno Wiebusch)
– Posto de saúde (R. Pedro Schneider)
– Boa Vista (campo de futebol)
– Botafogo (creche Pequeno Príncipe)

Sábado (19/12)
Bairros Languiru e Teutônia

– Salão da Católica (R. Senhor dos Passos)
– Agrocenter Languiru (R. Artur Pilz)
– Cuba (R. Maurício Cardoso, campo)
– Posto Fascina (ERS-128, trevo)
– Praça (R. Daltro Filho)
– Escola Alfredo Schneider (R. Dr. Hércio Pegas)
– Montar Móveis (R. Carlos Frederico)

- publicidade -