Durante o Novembro Azul, a Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, reforçou o atendimento ao público masculino. Mais de 650 homens foram atendidos com esse enfoque nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde foram consultados e realizaram testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite, glicemia, exames laboratoriais, aferição de pressão e encaminhamentos especializados, totalizando mais de 200 exames realizados.
Aos homens que não conseguiram buscar atendimento durante o Novembro Azul, a orientação da secretária municipal da Saúde, Diane Pascoaletto, é que procurem atendimento no posto de saúde mais próximo de sua residência. “O objetivo da campanha é conscientizar os homens, mas o atendimento é permanente nas UBSs, onde eles podem fazer contato para o agendamento, avaliação clínica e solicitar os testes rápidos”, orienta a secretária.
Os postos de saúde ainda disponibilizam material informativo sobre os cuidados preventivos que os homens devem ter com a saúde, principalmente em áreas que mais causam adoecimento e mortalidade nessa população, que são doenças cardiovasculares e cânceres.