Após a primeira semana de Governo, o Prefeito Danilo Bruxel fez uma avaliação das principais dificuldades enfrentadas, junto com a vice Adriana Meneghini Lermen. Relata que ficou bastante frustrado com a atitude do seu antecessor, Klaus Werner Schnack, que acabou utilizando R$3,3 milhões do Caixa Livre para amortizar uma dívida, que poderia ser paga de forma parcelada, o que permitiria a utilização desse valor para diversas outras obras e pavimentação.
Bruxel comenta a conversa que teve com o Prefeito de Capitão Jari Hunhoff, quando o mesmo veio propor uma aliança entre os municípios para viabilizar mais uma parte do asfalto entre os municípios, na ERS-482, o que seria mais facilitado se não houvesse acontecido a retirada dos R$ 3,3 milhões do Caixa Livre.
Na área da saúde, os maiores desafios apresentados foram de uma grande demanda represada de atendimentos. O número de pessoas necessitando de atendimentos foi superior a média normal o que acabou resultando em filas, porém isso já está controlado. No entanto, o atendimento das farmácias dos ESFs já não estavam mais funcionando no Governo anterior e este retorno envolve uma adequação legal.
Na Educação, já foi aberto um edital para a contratação de professores, disponível no site da Prefeitura, com todos os detalhes.
No setor da Agricultura houve mais de 150 atendimentos ao público, 63 fechamentos de Silos, foram enterrados nove animais. Também foram entregues 21 cargas de materiais e realizados 19 atendimentos relacionados a melhorias de acessos, além de 81 assistências veterinárias na área de inseminação artificial. O fechamento de silos ocorreu inclusive no domingo, para que o produtor não tivesse reduzida a qualidade do trato animal.
Bruxel comenta que está visitando todas as secretarias com frequência e que em todas as sextas-feiras de manhã, ocorre a reunião com os secretários para a definição de prioridades, sempre visando a melhoria nos serviços prestados para o cidadão.