Estrela vai colocar em prática, nesta quarta-feira (20/1), o plano de vacinação contra a Covid-19. Mas a campanha Vacina Estrela já foi aberta de forma simbólica no fim da tarde desta terça (19/1), com a imunização de Werner e Gisela Schinke. O casal com rica história ligada à medicina do município desde a década de 1950 foi o escolhido para marcar o importante momento em Estrela e região.
O prefeito Elmar Schneider acompanhou o ato histórico que ocorreu na residência do casal Schinke. “É um momento muito especial. Do Sistema Único de Saúde do Brasil, da ciência, da vida, da esperança. E a escolha de um casal ligado à medicina, e exemplo para muitas gerações e para o município de Estrela, é mais do que justificada”, destacou o prefeito.
Werner, com 93 anos, atuou como médico clínico e cirurgião geral por mais de meio século. Também é pesquisador e escritor. “Há 62 anos eu estava vacinando um paciente aqui em Estrela. Hoje recebo a vacina”, disse ele, ao mostrar uma foto de seu livro. “Estou muito emocionado com essa honra. Difícil expressar isso em palavras”, completou o médico aposentado. Já Gisela, que nesta quarta-feira completa 91 anos, atuou ao lado do marido como enfermeira. “Foi um especial presente de aniversário. Muito obrigado a todos”, afirmou dona Gisela, que pela data recebeu flores do prefeito. Elmar Schneider.
A Secretaria Municipal de Saúde de Estrela recebeu, no fim da tarde, o lote destinado pelo Governo do Estado, então repassado pela 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. Ao Vale do Taquari coube, nesta primeira remessa, 4.240 doses. O lote de Estrela correspondeu a 449 unidades.
De acordo com o secretário de Saúde de Estrela, Celso Kaplan, o plano de vacinação contra a Covid-19 no município estava pronto desde o primeiro dia de governo. “Agora vamos colocá-lo em ação”, atesta ele. Ele alerta ainda que “as pessoas não devem procurar os postos de saúde em busca da vacina. A execução da imunização vai seguir um trabalho organizado de acordo com os grupos prioritários, o que neste primeiro momento será possível fazê-lo diretamente com este público-alvo, via ações diretas da secretaria.”
Entre os grupos prioritários iniciais estão os indígenas; profissionais da área saúde que trabalham nas linhas de frente no combate ao coronavírus; e pessoas com mais de 60 anos que moram em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) como também aquelas com deficiências que igualmente residem nessas instituições, mesmo que com menor idade. Nesta quarta-feira a vacinação será realizada na UTI do Hospital Estrela e na Unidade Básica de Saúde do Bairro Boa União. Na quinta-feira junto aos indígenas cadastrados. Informações e dúvidas podem ser tiradas no Centro de Triagem Covid (telefone 3981-1098) e na Vigilância Sanitária (3981-1136).