Estado recebe primeiras doses da vacina de Oxford/AstraZeneca

569
Doses chegaram ao Estado neste domingo / Crédito da foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

As primeiras doses da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 chegaram ao Rio Grande do Sul neste domingo (24/1). Das 2 milhões de doses recebidas pelo governo federal do laboratória indiano, 116 mil foram destinadas ao Estado. Os números a serem enviados a cada região ainda estão sendo revisados.

O carregamento com a vacina chegou ao Estado nesta manhã, no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Do aeroporto, as doses foram encaminhadas para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) da Secretaria da Saúde. Elas serão registradas e distribuídas entre as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs), que enviarão o lote aos municípios.

As doses da vacina de Oxford/AstraZeneca serão destinadas em sua totalidade aos profissionais de saúde. De acordo com o Governo do Estado, as doses recebidas da Coronavac foram suficientes para cobrir 100% das pessoas em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIS) e indígenas, mas cobriram apenas 34% dos profissionais de saúde. Portante, as novas doses recebidas serão destinadas a este público.

Serão usadas todas as doses desta primeira remessa. A segunda dose deve ser aplicada em 12 semanas, quando há a previsão de chegada de um novo lote da vacina de Oxford/AstraZeneca. A vacina teve seu uso emergencial aprovado pela Anvisa no domingo (17/1). A vacina foi desenvolvida pela Universidade britânica de Oxford, em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. No Brasil, conta com a parceria da Fiocruz, que produzirá o imunizante no país.

- publicidade -