Estrela abre vacinação para idosos com mais de 80 anos

466
Mutirão vacinação Covid / Crédito da foto: Rodrigo Angeli/ Prefeitura de Estrela / Divulgação

A partir do recebimento de mais um lote de vacinas, enviado pelo Governo do Estado nesta quinta-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde de Estrela prepara a imunização de mais um grupo prioritário contra a Covid-19: quem tem 80 anos ou mais. A programação, contudo, não esquecerá dos idosos com mais de 83 anos, que já tiveram oportunidade de buscar a imunização. Por isso, a etapa será realizada em dois dias. A sexta-feira (26) será destinada para a faixa etária dos 83 anos ou mais; das 10h às 14h, sem fechar ao meio-dia. Já o sábado (27), das 8h às 13h, será exclusivo ao novo grupo – acima dos 80 anos. O formato será o mesmo utilizado há duas semanas: em local único (em frente ao Posto Central), no modelo drive thru (na Rua General Osório, nº 427, no Bairro Oriental). Foram 1.089 unidades recebidas apenas para estes grupos. A parte para dar continuidade à aplicação da segunda dose aos demais já está reservada.

Segundo o secretário Celso Kaplan, o “Lelo”, a avaliação do Dia D realizado há duas semanas, quando se vacinou idosos acima dos 85 anos – e as doses que restaram foram aplicadas posteriormente nas primeiras pessoas acima de 83 anos – foi bastante positiva. “Vamos repetir a ação em local único, mas desta vez em dois dias, pois são grupos maiores. Assim temos mais controle de toda a situação, damos maior atenção aos cuidados que precisamos tomar e podemos analisar mais de perto casos especiais”, destaca. “Claro que pela ansiedade de todos, e é compreensível, calculamos que nas primeiras horas o movimento seja mais intenso e até se forme pequenas filas. Mas pedimos calma. Até escolhemos o drive thru porque ele torna mais dinâmico o processo, evita desgaste às pessoas de mais idade no deslocamento, espera e transtornos com o estacionar dos veículos. Ainda assim pedimos aos idosos ou seus responsáveis que busquem o melhor momento, dentro das muitas horas que estaremos com nossas equipes à disposição”, frisa.

A Rua General Osório estará mais uma vez em mão única, com a entrada ocorrendo pela Rua Senador Lauro Muller. Não é preciso descer do carro. Solicita-se o cartão SUS ou documento com foto dos postulantes à vacina. A única mudança é que desta vez não será realizada a vacinação dentro da unidade de saúde, com o objetivo de se evitar a circulação de pessoas. Quem tiver alguma situação especial pode fazer contato pelos telefones 3981-1098 (Centro de Triagem Covid) e 3981-1136 (Vigilância em Saúde).

- publicidade -