O autor de um roubo em Cruzeiro do Sul foi preso na manhã desta quarta-feira (10/3) pela Polícia Civil, por meio da DRACO de Lajeado. Neste crime, com uma arma de fogo, foram roubados um aparelho celular e R$ 2 mil em dinheiro. Uma carga de cigarros só não foi roubada devido à presença de uma viatura da polícia civil, que circulava pelo local. Isso fez com que o criminoso preso hoje fugisse e desistisse da carga.
O preso, um homem de 25 anos, foi localizado e capturado na localidade de Vila Assis, no município de Fontoura Xavier. A prisão preventiva foi solicitada após intensa investigação e trabalho de inteligência policial, que levou à identificação dos envolvidos.
No curso do inquérito policial, descobriu-se que o indivíduo preso hoje foi quem planejou toda a ação criminosa, que contou com a ajuda de um comparsa e de um motorista de aplicativo. O motorista os acompanhava com seu veículo a fim de permitir a fuga do grupo caso fossem flagrados pelas autoridades. Ainda, descobriu-se que o preso de hoje seria também um dos autores de pelo menos outras seis ações semelhantes na região do Vale do Taquari, nos municípios de Cruzeiro do Sul, Lajeado, Arroio do Meio, Teutônia e Estrela.
O homem, de 25 anos, tem antecedentes por tráfico de drogas (4 vezes) e porte de arma. No ano passado, ele era o braço direito do principal traficante de maconha da região, o qual foi preso pela DRACO em outubro de 2020, na operação Godfather. As informações colhidas após a prisão apontam que o indivíduo estava sabendo que poderia ser preso a qualquer momento e, por isso, planejava cometer outro roubo a carga em breve. Os roubos de carga cometidos pelo grupo estavam sendo planejados e encomendados por uma facção criminosa com atuação no Vale do Taquari.
Na residência de um dos integrantes do grupo, foi apreendido um veículo Peugeot que seria utilizado no próximo roubo que o grupo estava planejando.