Projeto estrelense realiza sonho e impacta vida

Programas Primeira Infância Melhor e Criança Feliz preparam especial Dia das Mães com amor, solidariedade e poesia

717
“Ficaram lindas. Amei”, disse Priscila, ao ver o resultado de tanto empenho / Crédito da foto: Leipelt Photo Stúdio

Ser mãe está, em algum momento, relacionado à gestação; o nascimento e o crescimento de um bebê; a educação de uma criança, com carinho e amor em todas as fases. Foi pensando nisso que os programas sociais Primeira Infância Melhor (PIM) e o Criança Feliz (CF) resolveram realizar o projeto ‘Ternura que Impacta Vidas’, e através dele preparar um especial Dia das Mães para aquelas mulheres e famílias que estão cadastradas e são acompanhadas de perto pelas equipes de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde.

Sonho realizado e fotos foram entregues para a gestante / Crédito da foto: Leipelt Photo Stúdio

O PIM está ligado à Secretaria Estadual de Saúde, e o Criança Feliz ao Ministério da Cidadania, mas em Estrela este atende como Primeira Infância. Atualmente, os programas sociais têm 84 famílias cadastradas, com cerca de 90 crianças que têm entre 0 a 3 anos e, no momento, três gestantes. Priscila Bárbara de Lima Rocheforté uma delas.

A jovem de 19 anos está no oitavo mês da gestação de sua primeira filha. Integrante de uma família de baixa renda, Priscila não tinha condições de financiar seu sonho: um book de gestante. O projeto Ternura que Impacta Vidas tratou de realizá-lo. Em uma parceria com o Leipelt Photo Stúdio; a maquiadora Vanessa Machado; a visitadora do programa, Vanessa Gomes Klafke, que atuou como cabeleireira, e a equipe do PIM, que se esforçou para conseguir roupas para a gestante, a sessão de fotos foi realizada na última semana.

“Eu adorei o convite. Me sinto privilegiada”, disse Priscila, quando soube do ‘presente’. A jovem esperou com ansiedade pelo especial dia. E ele chegou. A cada etapa da preparação de seu sonho, uma nova emoção. “Amei o jeito que me trataram, fui muito bem recebida por todos, eu só tenho a agradecer pela atenção e o carinho”. Ansiedade que só cresceu na espera para ver o resultado de tanto empenho das equipes. “Ficaram lindas. Amei. Obrigada mais uma vez pelo privilégio de participar desse momento e realizar um sonho”, afirmou, emocionada, ao receber as fotos.

Mais presentes

Na próxima semana, o Ternura que Impacta Vidas realizará outra ação de benfeitoria. Pretende entregar uma centena de kits com produtos de higiene pessoal e de limpeza para os lares destas famílias, doados pela empresa Launer Química, uma farmácia anônima e parte pela própria Secretaria da Saúde do município. Junto ao presente, todos receberão uma edição da obra “Um novo cântico de vida à minh’alma”, livro de poesias da autora estrelense Caroline Gomes Beatriz da Silva.

Em alguns dos lares a entrega será realizada com visita da própria autora, que ainda declamará poema especial dedicado às mães e fará uma apresentação de flauta. Os livros foram comprados pela Secretaria Municipal de Educação, como forma de incentivo à leitura para as famílias mais vulneráveis, que muitas vezes não têm acesso às mídias impressas e digitais.

A assessora do PIM e idealizadora do projeto, Ilânia Kafer, ressalta. “No setor público se estabelecem relações tão intrínsecas que não deixam mais espaço para o individual, e isto se torna mais evidente na Administração Municipal”, destaca. “Os Programas PIM e CF ainda contam com o apoio irrestrito do secretário Celso Kaplan e de toda a equipe da pasta”, afirma.

Elisângela Beatris Becker, supervisora do programa e também assistente social, completa. “No momento, as atividades acontecem de forma remota e quem não dispõe de recursos digitais recebe as tarefas no portão da casa, assim não deixamos nenhuma família para trás.” Mais informações pelo telefone 3981-1212.

- publicidade -