Tudo pronto para a Semana do Meio Ambiente de Estrela

Atividades lúdicas diversas serão realizadas com crianças e adultos voltadas à conscientização e preservação ambiental entre outras ações junto à população

558
ção de limpeza e orientação no combate à Dengue, como a realizada no Bairro Moinhos, ocorrerá agora no Bairro Imigrantes. Crédito da foto: Rodrigo Angeli/Divulgação

O Governo de Estrela acerta os últimos preparativos para a Semana do Meio Ambiente de Estrela. A programação se estenderá de 01 a 06 de junho e prepara uma série de atividades educacionais e de conscientização para crianças, adultos, e práticas de preservação e combate a doenças. A campanha é uma promoção da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, através do Departamento do Meio Ambiente e conta com apoio da Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho e das secretarias municipais da Saúde e da Infraestrutura Urbana.

A primeira ação, na terça-feira (1/6), ocorrerá a partir das 10h, na Praça Menna Barreto, no Centro: a trilha “Espécies Arbóreas – Conheça nossa Praça”. Na ocasião, Agentes Mirins que participam do programa Educação Ambiental da Sala Verde, alunos do Colégio Santo Antônio e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Bonifácio farão um reconhecimento do espaço e da vegetação presente na praça. Após, para marcar a data, realizarão o plantio de uma muda da árvore símbolo de Estrela, o Ipê Roxo.

Na quarta-feira (2/6), às 9h, será realizada a Blitz Ecológica no Calçadão de Estrela. Ímãs de geladeira que trazem as datas da Coletiva Seletiva do lixo no município serão distribuídos à população. Também será realizada a entrega de mudas de espécies nativas diversas.

Na sexta-feira (4/6), às 10h, no Horto Municipal, ocorrerá a ‘Atividade de Educação Ambiental’. Agentes mirins de Educação Ambiental da Sala Verde e da Emef Pedro Jorge Schmidt, do Distrito da Delfina, realizarão visita ao Horto Florestal Municipal, onde farão um reconhecimento da área e dos diversos processos ali realizados com as espécies. O espaço, utilizado também para educação ambiental, está localizado na Linha Santa Rita e produz mudas de árvores utilizadas na arborização urbana, em compensação ambiental, reposição florestal obrigatória e para distribuição à comunidade em geral. Com 7,8 hectares, abriga exemplares arbóreos nativos existentes na região. Um viveiro com mil metros quadrados, com sombrite e irrigação automatizada, propicia as condições necessárias para o desenvolvimento das mudas.

No sábado (5/6), a partir das 9h, no Bairro Imigrantes, será realizado o ‘Mutirão contra a Dengue’ e o ‘Mutirão da Limpeza’. As operações serão semelhantes às realizadas há duas semanas no Bairro Moinhos, quando foram recolhidas mais de 14 cargas de materiais diversos abandonados em ruas e em terrenos, o que facilita o surgimento das larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. Na atividade conjunta da Sedis com as secretarias municipais da Saúde e da Infraestrutura Urbana, agentes de saúde e de endemia também auxiliarão a população na limpeza de pátios e na orientação ao combate da Dengue e outras doenças. Também será realizado o atendimento a cães domiciliares e de rua.

Outras

Mas as ações práticas e de conscientização em maio não ficaram restritas à Semana do Meio Ambiente. No último dia 07, agentes do departamento e voluntários se dedicaram por horas ao ‘Programa Arroio + Limpo’, quando foram recolhidas em apenas uma manhã meia tonelada de materiais diversos de um trecho aproximado de apenas 340 metros da barranca e áreas próximas do Arroio Estrela como também em meio ao leito. Já no dia 15, foi realizado o “Dia D – Descarte”, que possibilitou a entrega, por parte da população, de diversos produtos que não devem ser descartados no lixo comum. Ao todo, a iniciativa arrecadou 1,6 toneladas de resíduos; 525 kg de pilhas; mais de 500 litros de óleo; 446 lâmpadas.

- publicidade -