Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular
O Espaço Aberto teve a participação da presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Teutônia e Westfália, Liane Brackmann, e da advogada especialista em Direito Previdenciário, Marilu Schwarz, na manhã desta terça-feira (1/6). Elas trouxeram informações sobre o golpe do empréstimo consignado para aposentados, que estava fazendo vítimas em vários municípios.
Liane pontua sua preocupação em relação a esse tema, colocando que em meio aos aposentados da nossa região já houve golpes. A presidente explica que o Sindicato tem dado todo um suporte e ajudado a orientar de que forma estas pessoas devem proceder. Ela coloca que os golpes tem ocorrido muito com aposentados e recém-aposentados, através de golpistas que têm acesso a documentos e conseguem facilitar o empréstimo consignado. Muitas vezes os aposentados só descobrem que foram vítimas quando o valor já está em sua conta bancária.
As fraudes estão ocorrendo cada vez mais, destaca Marilu. Ela explica um pouco o que rege a lei do empréstimo consignado. Explica que toda pessoa tem uma senha junto ao INSS e um e-mail anexado a ela, que é este que pode ser modificado. Acredita-se que ali que os golpistas agem para realizar os empréstimos sem o consentimento dos aposentados.
Para aqueles que sofrem com o golpe, Liane explica que é preciso proceder a devolução financeira e pode ser requisitado também o dano moral que este aposentado sofreu. Mesmo neste procedimento é preciso cuidado e orientação, já que existe outro golpe, do boleto falso, sendo aplicado na hora da devolução em alguns casos, alerta Marilu.
Uma das dicas de prevenção é que a pessoa veja seu extrato mensalmente, além de não passar nenhum dado vias ligação ou WhatsApp. Marilu também explica que junto ao site do INSS é possível bloquear qualquer possibilidade de autorização/pedido de empréstimo.
Importante que no momento da descoberta do golpe, as pessoas busquem por ajuda para realizar essa devolução. A advogada lembra que pela lei o aposentado precisa assinar o empréstimo para autorizar e esta é uma das suas formas de proteção, que garante a devolução dos valores.
As convidadas também comentam sobre a prova de vida, outro processo que está sendo usado para aplicação de golpes. Não esteve prova online, esta precisa ser presencial no banco. Não devem ser enviados documentos para este fim por meios eletrônicos.
Convidadas: presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Teutônia e Westfália, Liane Brackmann, e advogada especialista em Direito Previdenciário, Marilu Schwarz,
Data: 1/6
Assuntos:
– Golpe do empréstimo consignado;
– Atinge principalmente aposentados e recém-aposentados;
– Formas que os golpistas encontram para realizar o golpe;
– Medidas de segurança e proteção.
Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular