Estudantes da EMEF Dom Pedro I de Lajeado recebem material do Projeto Trilhas da Inovação

758
Crédito da foto: Divulgação

Na manhã desta terça-feira (1º/6), os estudantes do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dom Pedro I que se inscreveram no projeto Trilhas da Inovação receberam as instruções e o termo de compromisso do projeto das mãos do prefeito Marcelo Caumo, da secretária da Educação (SED), Vera Plein, e da coordenadora do Departamento de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Lajeado, Mariela Portz. A entrega foi um ato simbólico, uma vez que o material será entregue aos demais participantes nos próximos dias. Por meio do Trilhas, 69 adolescentes estudantes do 9º ano das EMEFs de Lajeado participarão de aulas sobre inovação, engenharia e ciências exatas a serem realizadas no Senai de Lajeado. A formação inicia no dia 14/6 e se estenderá até o final do ano.

Conforme a secretária Vera Plein, os alunos do 9º ano de todas as EMEFs foram convidados a participar do projeto Trilhas de Inovação. Destes, 69 se inscreveram e integrarão o primeiro grupo a se formar no curso do SENAI. 

“Todos esses programas que vocês usam hoje na internet foram criados por pessoas que, como vocês, começaram a partir de uma oportunidade de estar aprendendo sobre software e robótica. Hoje, eles aplicam o que aprenderam e conseguem criar esses aplicativos utilizados no mundo inteiro. Este será um grande desafio para vocês”, ressaltou o prefeito Marcelo Caumo aos alunos. 

A coordenadora do Departamento de Inovação e Tecnologia, Mariela Portz, ressaltou que o curso será uma oportunidade para os alunos entenderem melhor sobre o mundo da tecnologia e da inovação. 

“O curso será muito legal e proveitoso para vocês. Serão aulas super diferentes, com professores muito capacitados. A ideia é que vocês, alunos, vejam tudo que está acontecendo no novo mundo do trabalho e do que ainda vai acontecer. Caso desejarem seguir nessa área da inovação, o município incentivará vocês a continuarem nessa caminhada para que a nossa cidade se torne uma cidade cada vez melhor de se viver e mais inteligente”, disse Mariela.

Aos 14 anos, Gabrieli Grasel Spohr está entre os 8 alunos da EMEF Dom Pedro I que se inscreveram no projeto.

“Resolvi participar para aprender coisas novas, para ter um currículo e um emprego melhor. Será algo que vou levar para a vida inteira. Estou feliz em saber que o curso vai começar”, disse a aluna.

Todos os outros alunos que vão participar do projeto receberão o material, que contém uma carta, instruções relacionadas ao curso e aos horários de ônibus e o termo de compromisso para assinatura dos responsáveis.

Saiba mais sobre o projeto Trilhas da Inovação

O projeto Trilhas da Inovação será o primeiro projeto da área de inovação a ser colocado em prática na área educacional no município por meio do Pro_Move Lajeado.

Durante seis meses, os 69 alunos que se inscreveram terão a oportunidade de experimentar no contraturno da escola vivências e práticas em um curso diferenciado voltado às áreas da inovação, engenharia e ciências exatas. O curso é dividido em quatro módulos, sendo o primeiro sobre eletrônica, analógica e digital, o segundo sobre robótica, o terceiro sobre fundamentos para programação de software e no último será abordado sobre tecnologias da indústria 4.0. 

Serão duas aulas por semana, com 4 horas de duração, totalizando 192 horas de aula no semestre. A Prefeitura de Lajeado oferecerá transporte gratuito aos alunos para se deslocarem ao Senai.  

- publicidade -