Sob aviso, Vale do Taquari toma medidas preventivas para evitar alerta do Estado

Orientações, testagem, busca ativa de suspeitos, vacinação, evitar aglomerações e suspensão de atividades estão na lista de ações

1675
Manter e intensificar a vacinação contra a Covid-19 é uma das recomendações // Crédito da foto: Rodrigo Angeli / Divulgação

A região de Lajeado (R29/R30) recebeu o Aviso do Grupo Técnico Estadual nesta quarta-feira (2/6), em função do aumento dos indicadores monitorados na pandemia. Por isso, o Comitê Técnico Regional emitiu um Plano de Ação Preventivo. O objetivo é evitar que a região entre em estado de Alerta, no modelo de 3As do Estado – Aviso, Alerta e Ação.

São seis medidas preventivas recomendadas aos municípios do Vale do Taquari pelo Comitê Regional, formado por sete profissionais indicados por entidades regionais. Veja as sugestões:

1. Reforço nas campanhas de comunicação local com orientação sobre uso orientação
correto de máscara, distanciamento e ventilação;

2. Orientação da vigilância em saúde para que estabelecimentos realizem busca ativa de
funcionários com sintomas de síndrome gripal
e encaminhamento de casos suspeitos para testagem adequada;

3. Ampliação da disponibilidade e de locais de testagem;

4. Orientação da vigilância em saúde para que estabelecimentos e a população em geral
garantam e respeitem o isolamento dos suspeitos e confirmados, manutenção da vacinação com fortalecimento da completude do esquema vacinal (incluindo a busca ativa de cidadãos e reforço da comunicação para aplicação da segunda dose);

5. Forte ação de fiscalização não só de aglomerações, mas também do cumprimento dos protocolos mínimos obrigatórios, especialmente de lotação dos estabelecimentos, em diálogo com a população e o empresariado local;

6. Recomendação de suspensão das seguintes atividades, causadoras de aglomeração ou com atividades permitidas sem uso de máscara, em especial:
a) Atividades de esporte coletivo (duas ou mais pessoas);
b) Restrição de horário para todas as atividades das 23h até as 05h da manhã, exceto aquelas classificadas pelo Estado do Rio Grande do Sul como essenciais.

A recomendação entrou em vigor quarta-feira (2/6) e pode ser revisada conforme agravamento ou melhora epidemiológica do Vale do Taquari (R29/R30).

O comitê já tinha informado que elaborou plano preventivo aos prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) na assembleia de sexta-feira (28/5).

- publicidade -