O cronograma de vacinação contra a Covid-19 em Estrela seguiu nesta quarta-feira (14/7). Depois de duas grandes etapas em que o objetivo foi a aplicação da primeira dose (D1) na população em geral, onde a idade limite chegou aos 31 anos, desta vez a proposta do Governo de Estrela foi dar nova chance a quem estava em atraso para completar a imunização com a segunda dose (D2). A Secretaria Municipal da Saúde vacinou mais 50 pessoas que estavam em atraso na aplicação dos imunizantes da CoronaVac e AstraZeneca. Etapa de antecipação da segunda dose (D2) da AstraZeneca e da Pfizer será realizada neste sábado (17/7).
No geral, o município já imunizou 18.209 estrelenses. Foram mais de dois mil em apenas uma semana, o que faz Estrela superar a marca de 70% do público-alvo, considerando a estimativa de 26 mil a serem vacinados segundo os cálculos iniciais. Agora são ao todo 7.928 cidadãos com a dose complementar (D2), ou mais de 30%, o que a deixa com um dos melhores percentuais do Estado nos dois levantamentos.
Antecipação
Neste sábado (17/7), outra vez no Parque Princesa do Vale, das 8h às 12h será realizada a primeira etapa de antecipação da dose complementar dos imunizantes da AstraZeneca e da Pfizer, de acordo com as novas normativas do Estado que entraram em vigor esta semana. Nesta primeira data serão vacinadas as pessoas que deveriam receber a segunda dose (D2) (informada na carteira de vacinação) nos dias: 26/07; 28/07; 30/07; 31/07 e 02/08.
A entrada no Parque dos carros para o drive-thru ocorre pela Rua Bruno Schwertner; e de pessoas a pé pelo portão central da Júlio de Castilhos. Necessário levar a caderneta de vacinação cedida na ocasião da primeira dose, além de documento oficial com CPF.
Primeira dose
A Prefeitura vai aguardar a chegada de novos lotes de vacina para definir pela realização ou não de nova etapa para o público em geral e grupos prioritários ainda nesta semana, mais especificamente na sexta-feira (16/7), ou mesmo em ação conjunta no sábado (17/7). Se a idade limite será baixada ou não, dependerá também do número de doses que chegarão.