Na segunda quinzena do mês de setembro, mais uma etapa do cronograma do projeto Arboriza foi concluída, com o plantio de 22 mudas de árvores na Rua Willi Wiethoelter, próximo ao Grêmio Recreativo Canabarrense. No local, foram plantadas 22 mudas, das espécies nativas Ipê e Canafístula, de forma intercalada ao longo da calçada de passeio.
O Comitê de Arborização foi convidado para participar do plantio. Estiveram presentes o prefeito, Celso Aloísio Forneck, a vice-prefeita, Aline Röhrig Kohl, a Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Lídia Dhein, o Secretário e Subsecretário de Obras, Viação e Transportes, Werner Wiebusch e Valdemir Lima, respectivamente, a Coordenadora do Polo EAD Univates, Tânia Maria Schardong, o representante do Grêmio Recreativo Canabarrense, Wanderlei Weiand, e demais funcionários públicos municipais.
O prefeito de Teutônia, Celso Aloísio Forneck, ressaltou a importância da ação “Temos o privilégio de morar em uma cidade onde as pessoas ainda têm o cuidado com o meio ambiente, muito em função proximidade com o meio rural, com a produção agrícola. O projeto Arboriza foi construído por muitas mãos e com certeza sua continuidade é muito importante para o município, principalmente para as gerações futuras, que irão desfrutar dos benefícios destas ações”, destaca.
Arboriza Teutônia
O projeto foi realizado com o intuito de fornecer espaços de maior qualidade e conforto ambiental aos moradores e frequentadores dos locais incluídos no projeto, através do plantio de árvores em ruas e pontos pré determinados.
O Comitê de Arborização é composto por uma equipe técnica, responsável pelo levantamento topográfico dos possíveis locais para o plantio inicial, definição de espécies de árvores compatíveis com cada local e ambiente, verificação do tamanho de calçadas, rede de água e esgoto, fiação elétrica, entradas de veículos, placas de sinalização, fachadas, entre outros pontos determinantes para a escolha correta e segura da espécie a ser plantada.
Após a escolha dos locais aptos a receber o plantio de árvores, a equipe define o espaçamento necessário que deve haver entre mudas, para que essas cresçam de forma saudável e não comprometam a circulação de pedestres e veículos.
Como solicitar a inclusão de uma rua ao projeto?
Os munícipes que tiverem interesse em aderir ao projeto de arborização deverão protocolar um pedido de viabilidade de arborização junto à Secretaria da Fazenda, setor de Protocolos, na sala 14. No pedido é necessário que os requerentes sejam os proprietários dos lotes correspondentes à extensão de uma quadra, e todos precisam assinar o requerimento. Feito o protocolo, os profissionais do setor de engenharia e do meio ambiente farão um levantamento no local, verificando a viabilidade do plantio e quais as espécies indicadas para o local.
Finalizado o processo de verificação, a Prefeitura disponibiliza a mão de obra para o plantio nos locais predefinidos. A aquisição das mudas deverá ocorrer através de doações de apoiadores do projeto ou por parte dos munícipes que solicitaram a inclusão da rua no projeto.