A primeira edição do projeto “Viva Lajeado + Verde”, desenvolvido pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL) e pela Unidade Parceiros Voluntários, resultou no plantio de 100 novas mudas de árvores plantadas em Lajeado. A ação, que foi realizada em dois pontos da cidade em alusão ao centenário da entidade, contou com o apoio da Prefeitura de Lajeado, por meio do Programa Lajeado Mais Verde, e da Câmara de Vereadores de Lajeado.
Estiveram envolvidos na ação o secretário do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (SEMA), Luis André Benoitt, o presidente da Câmara de Vereadores, Isidoro Fornari, o presidente da ACIL, Cristian Rota Bergesch, o diretor de responsabilidade social corporativa da ACIL, Fernando Santos Arenhart, vereadores, servidores municipais e diversos voluntários.
O plantio iniciou na calçada de passeio em frente ao Presídio Estadual, no bairro Florestal, que recebeu 15 mudas de Ipês-amarelos, árvore símbolo de Lajeado. Outras 85 espécies de frutíferas, como araçás, guabiroba e bergamoteiras, foram plantadas em uma área verde do município situada na rua Santos Dumont, no bairro Moinhos, junto ao Arroio Encantado.
O projeto “Viva Lajeado + Verde”, que tem como meta se tornar permanente, foi idealizado por Vivian Eggers Bagatini, filha da ex-presidente da Acil, Aline Eggers Bagatini.
“Achei que seria legal fazer um projeto que envolvesse mais a comunidade no plantio de árvores, deixando a cidade mais bonita e saudável. Eu convidei meus amigos também para participarem e queremos estar presentes nos próximos anos também. Vamos cuidar das mudas e toda vez que passarmos por aqui vamos lembrar que fomos nós que ajudamos a plantar”, disse Vivian.
As mudas plantadas nesta primeira edição são provenientes do Horto Florestal Municipal. A abertura das covas, bem como o fornecimento dos insumos, foram feitas pela Prefeitura. A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos fez o aplainamento do terreno da área verde e a Secretaria do Meio Ambiente acompanhou a execução do plantio.