A Brigada Militar e a Polícia Civil realizaram a Operação Quitinete no fim da tarde e início da noite desta sexta-feira (15/10) em Teutônia. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em pelo menos 15 locais identificados como ponto de venda de drogas.
Foram realizadas duas prisões em flagrante de delito por tráfico de drogas e um foi conduzido à Delegacia de Polícia por posse de entorpecentes. Foram apreendidas 162 pedras de crack, 12 porções maconha, dois tijolos pequenos de maconha, 24 porções de cocaína e mais 11 pinos de cocaína, balanças de precisão, cadernos com anotações e celulares contendo mensagens e áudios com conteúdo explícito referente ao tráfico, valores em dinheiro (R$720,00) e uma arma de precisão (rifle cal 22).
Os dois indivíduos presos, um de 19 anos e o outro de 34 anos, possuem diversos antecedentes criminais, como homicídio, tráfico de drogas, receptação, furto qualificado, incêndio criminoso e ameaça e calúnia.
Cerca de 150 policiais estão envolvidos na ação, com 40 viaturas. Há reforço do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e dos cães da BM. A operação é o resultado de aproximadamente seis meses de investigações e trabalhos das duas corporações. É a maior operação policial da história de 40 anos de Teutônia em número de policiais envolvidos.
O objetivo é coibir o tráfico de drogas de uma das facções. O nome da operação – Quitinete – é alusão ao ponto de partida das investigações. A operação foi considerada de grande sucesso por parte do comando das duas instituições, principalmente, no que diz respeito na demonstração de força e união no combate ao crime.