A Noite Cultural de Westfália ofertou, às famílias, um espetáculo de cultura e boa música nos lares por meio de uma programação virtual na sexta-feira (15/10). Antecedendo a transmissão, junto à Casa da OASE foi entregue um jantar por meio de drive thru.
Dentre as atrações, estiveram o Coral Municipal de Westfália, Coral Infanto-Juvenil de Westfália, Coral da OASE de Linha Schmidt, Coro de Senhoras Unidas Venceremos, Coro Misto Justiça, Coro Misto Recreio, alunos das oficinas de Flauta e Violão, Grupo Instrumental de Westfália e Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Westfälische Tanzgruppe. As soberanas de Westfália lançaram seus trajes oficiais, desenvolvidos por Deise Mantovani.
Por ser o Dia do Professor, a Noite Cultural também ofereceu espaço para que estudantes deixassem uma homenagem. Foram anunciadas as fotografias vencedoras do 13º Concurso de Fotografias “Westfália em Foco”, subdividido nas categorias Público Geral e Estudantil.
Na abertura, a secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elisangela Schneider Wiethölter, falou da importância da cultura para a sociedade. “Cultura é vida, é história, é o bem mais precioso de um povo. Sem ela, navegamos sem rumo como um barco à deriva. Celebrar com nossos instrumentistas, coralistas, dançarinos e oficineiros é um sopro de vida após essa longa pausa”, salientou, destacou também o Dia do Professor.
O prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena, parabenizou a todos os envolvidos na programação cultural e também lembrou o Dia do Professor. “Nossos mestres são aqueles que formam pessoas. Investir em educação é investir no futuro de nossas crianças e jovens”, completou.
A Associação Cultural Westfaliana foi parceira na realização da Noite Cultural Westfaliana. O presidente da entidade, Inácio Pott, parabenizou aos envolvidos na atividade. “A pandemia da Covid-19 impactou diretamente nas nossas programações, incluindo o Sing Abend. Dentro das possibilidades, realizamos esta Noite Cultural, que foi um grande sucesso”, observou.
A Noite Cultural foi uma realização da Administração Municipal de Westfália, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC), com parceria da Associação Cultural Westfaliana.
Milena Lagemann (13), é integrante do Grupo Instrumental de Westfália. Ela avalia de forma positiva a programação. “Foi muito bom poder retomar as apresentações, mesmo sendo neste modelo online. Me senti muito feliz em poder retornar às apresentações”, pondera.
Também integrante do Grupo Instrumental de Westfália, Guilherme Augusto Klein (17), concorda que a Noite Cultural superou as expectativas. “Foi diferente, pois não conseguimos sentir as vibrações do público durante a apresentação. Mas sabemos que, sempre que assistirem, irão se maravilhar com o trabalho de todos do grupo. Foi muito bom poder retornar para demonstrar todo trabalho feito neste período em que não houve apresentações”, afirma.
A coordenadora das oficinas, Denise Mattes, comenta que o maior objetivo da Noite Cultural foi oportunizar às famílias o acompanhamento das atividades desenvolvidas nas oficinas de música e Coral Infanto-Juvenil ao longo de um período remoto com posterior retorno presencial. “Considerando o momento de retorno de diversas atividades culturais do município, acreditamos que a Noite Cultural em formato online possibilitou a motivação e valorização de todos os envolvidos”, considerou.
Segundo Denise, a programação superou as expectativas tanto em termos de participação quanto pelas apresentações. “Tivemos pessoas de vários lugares que acompanharam a transmissão. Um misto de felicidade e ansiedade pelo retorno das apresentações foi perceptível no rosto de cada participante. A Noite Cultural de Westfália alcançou plenamente seu propósito”, finalizou Denise Mattes.