A Casa de Cultura de Lajeado irá receber a primeira mostra elaborada por crianças do Ateliê Prateado – Espaço de Aprendizagem. A exposição “Ateliê Prateado: fragmentos da cultura da infância” teve seu lançamento oficial, aberto ao público, nesta segunda-feira (25/10), às 19h.
“A experiência de produzir a exposição para nós foi inédito. Ainda não havíamos produzido uma exposição para fora do Ateliê”, disse Ênio Bergamaschi, proprietário do Ateliê.
As artes foram produzidas por um grupo de 16 crianças, de quatro a nove anos de idade, dentro da 8ª edição do programa Noite no Ateliê, que teve como tema Arte por toda parte. A exposição traz um pequeno fragmento dos fenômenos e da cultura da infância vivenciados, promovidos e estudados no Ateliê.
Para a criação das obras, as crianças participaram de quatro experiências envolvendo as artes plásticas: cavalete de pintura, projeções para extração de contornos de obras da Tarsila do Amaral, pintura em tecido com borrifadores e grafismo com inspiração musical. Além disso, algumas crianças propuseram ações divergentes durante o evento, aprofundando ainda mais a experiência como um todo.
“Entre as obras terão as intervenções dos artistas plásticos Jacqueline Comarú e Alessandro Cenci, que pegaram obras inacabadas e ressignificaram buscando dar destaque ao que as crianças haviam criado”, complementou Ênio.
Exposição Ateliê Prateado: fragmentos da cultura da infância
A exposição ficará disponível para visitação até o dia 1º de novembro.
Horário: de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45 e na sexta-feira das 8h às 14h sem fechar ao meio dia
Local: Casa de Cultura de Lajeado (Rua Borges de Medeiros, 285)