Fazenda Vilanova é o primeiro município do Vale do Taquari a fornecer a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (Ciptea).
A iniciativa do Governo do Estado, com apoio do Município, foi lançada em junho pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PCD e PCAH (Faders).
Recentemente o prefeito Amarildo Luis da Silva, e o presidente da Faders, Marquinho Lang, participaram do ato de entrega das primeiras carteirinhas para pessoas atendidas pelo Centro Municipal de Atendimento Especializado à Criança e Adolescente (C-MAE).
“O documento assegura direitos básicos aos autistas, como atendimento prioritário e especializado, identificando o autista com seus dados de saúde, proporcionando atendimento diferenciado em todo o território gaúcho”. É o que explica a coordenadora do C-MAE, Márcia Oliveira, que acompanhada da assistente social Marta Ferronatto Delatorre, e demais profissionais do C-MAE são responsáveis pelo acolhimento das pessoas que possuem TEA. Elas relatam que este diagnóstico tem aumentado ao longo dos anos e que é preciso criar políticas públicas capazes de identificar precocemente e auxiliar na qualidade de vida destas pessoas e de suas famílilas.
No mês de outubro o município de Encantado encaminhou a documentação para abrir o Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista (TEA), na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) que será referência para a região 29 da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. Fazenda Vilanova faz parte da região 30 que ainda não encaminhou habilitação de uma central regional deste serviço.