O Programa de Incentivo a Entidades – PIE visa auxiliar e apoiar o desenvolvimento de entidades cujos produtos e/ou serviços atendem os associados da Certel e suas famílias e contribuem positivamente para as comunidades nas quais estão inseridas.
Recentemente a Escola Municipal de Ensino Fundamental João Batista de Mello recebeu flautas, violões, teclados entre outros instrumentos musicais num investimento de R$ 12 mil. Conforme a diretora Mirna Schmitz a doação foi possível graças ao encaminhamento do projeto “Melhorando o mundo através da música na Escola.”
“A ideia é beneficiar alunos desprovidos de recursos para comprar o instrumento e sonham em ser artistas. Agora estes podem emprestar e aprender. Nossas crianças merecem. Muitos queriam participar e não tinham como. Agora será possível.
Outro benefício será a oportunidade de aprender algo novo, longe da tela do celular. “Com a pandemia eles ficaram muito refém disso. Com o retorno das aulas e com mais opções de instrumentos vamos resgatar estas atividades mais lúdicas e de integração. Precisamos agradecer à cooperativa pelo repasse”, destaca a secretária da Educação Bruna Trojaike Gräbin.
Retorno multiplicado
Para o vice-presidente da Cooperativa Certel Lauro Baum, todo real investido em educação é replicado em milhares de vezes. Elogiou o fato de 30% dos alunos matriculados participarem das aulas de música. “Muitos não tinham condições de comprar e graças ao projeto tomamos conhecimento e conseguimos ajudar. A alegria no rosto delas é sinal de que a ação foi acertada.”
Cita que a música é uma forma de reduzir a dependência da internet e propriamente do celular, tecnologias que ocupam quase 24h as pessoas por dia. “Em meio a esse fenômeno encontrar espaço para aperfeiçoar as melodias da vida com instrumentos musicais são dádivas muito profundas que merecem uma atenção especial.”
Ressalta a importância das comunidades montarem seus projetos e encaminhar análise da cooperativa. Assim o princípio cooperativo estará cada vez mais presente na sociedade, finaliza.