Projeto Trilhas da Inovação forma primeira turma de alunos, em Lajeado

O projeto Trilhas da Inovação continuará no próximo ano, e a expectativa do município é ampliar a oferta de vagas para envolver ainda mais alunos

617
Crédito da foto: Francini Ledur / Divulgação

A noite de segunda-feira (14/12), ficou marcada pelo fim de uma trajetória e o início de novos caminhos na vida de 65 alunos do 9º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Lajeado. Os jovens receberam o certificado de conclusão do projeto Trilhas da Inovação, o primeiro projeto da área de inovação a ser colocado em prática na área educacional no município por meio do Pro_Move Lajeado, com recursos do município. O evento ocorreu no auditório da Sicredi Integração RS/MG, reunindo autoridades, alunos e familiares. 

A cerimônia contou com a presença do prefeito, Marcelo Caumo, da secretária da Educação, Adriana Vettorello, do secretário do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), André Bücker, e da coordenadora do Departamento de Inovação e Tecnologia, Mariela Portz, que auxiliaram na entrega dos certificados aos alunos.

“Desejo que vocês sigam o que está no coração de vocês e que possam estimular outros jovens a seguir fazendo o curso, a trilharem esse mesmo caminho. É disso que precisamos: estimular os adolescentes a perceberem novas possibilidades de se trabalhar nesse mundo tão digital e inovador”, disse Caumo.

Durante seis meses, os jovens tiveram a oportunidade de experimentar no contraturno escolar vivências e práticas em um curso com metodologia inovadora e com conteúdos diferenciados, como eletrônica, robótica, programação de software e tecnologias da indústria 4.0, totalizando 192 horas de aula no semestre. O projeto foi custeado com recursos do Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, após aprovação do Conselho Municipal de Tecnologia e Inovação (CMTI).

O curso foi dividido em quatro módulos – eletrônica analógica e digital, robótica, fundamentos para programação de software e tecnologias da indústria 4.0. O coordenador Técnico de Educação Profissional do SENAI, Marcelo Francisco Schedler, conta que este período foi de muitas descobertas e de muito aprendizado para os jovens.

“Eles tiveram a oportunidade de despertar o interesse e vocação para estas novas áreas profissionais, e isso poderá fazer a diferença nas escolhas logo mais adiante. Notamos a evolução que os jovens tiveram já nestes seis meses do projeto, inclusive eles relatam que conheceram coisas que não sabiam e que tudo isso irá ajudar na escolha da futura profissão. O mundo das trilhas de oportunidade é imensa, basta a sociedade continuar proporcionado trilhas positivas para que eles caminhem”, falou Marcelo.

Acompanhado dos pais, o aluno da 9ª série da EMEF Porto Novo, Augusto Chemin Black, 14 anos, foi um dos que recebeu o certificado na cerimônia.

“A parte que eu mais gostei foi de programação. Eu já tinha interesse, mas não sabia muita coisa. Aprendi aqui, e acho que vou continuar nesta área”, disse Augusto, que no próximo ano irá para o Ensino Médio.

O projeto Trilhas da Inovação continuará no próximo ano, e a expectativa do município é ampliar a oferta de vagas para envolver ainda mais alunos.

- publicidade -