Bombeiros Voluntários de Teutônia formam sete novos integrantes

1172
Crédito da foto: Júlia Caroline Geib / Divulgação

Após um ano de treinamento, sete novas pessoas passam a integrar o Corpo de Bombeiros Voluntários (CBV) de Teutônia – que atua nas cidades de Teutônia, Westfália, Poço das Antas e Paverama. A formatura aconteceu na noite deste sábado (11/12) na sede da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Teutônia, com entrega de certificados e fala de autoridades. Com isso, a corporação conta, agora, com 45 colaboradores que doam seu tempo em prol da comunidade.

Os formandos foram Jaciara Vulcão (residente de Estrela), Elber Israel (Teutônia), Perceval Mendes Vieira (Lajeado), Valdair André de Freitas (Mato Leitão), Bianca Letícia Fritscher (Teutônia), Alexandre Neves Borba (Taquari) e Sabrina Isabel Carniel (Poço das Antas).

Para se tornar oficialmente um Bombeiro Voluntário, é preciso passar por um treinamento de um ano que acontece durante os finais de semana. A turma iniciou com cerca de 30 integrantes, e após os processos, sete deles chegaram na etapa final e puderam receber o certificado. A partir de agora, eles podem atuar como Bombeiros Voluntários, realizando plantões na Corporação.

O Presidente do CBV Teutônia, Genir Pithan, enaltece que quando os colegas vestem sua farda, não sabem o que os aguarda nas próximas horas. “Só sabemos quando toca o telefone, então temos que estar bem preparados para enfrentar o que vem pela frente”. Assim, parabenizou os formando e disse que inicia agora uma nova fase para eles como Bombeiros.

O prefeito de Teutônia, Celso Forneck, esteve presente e enalteceu que os formando poderão estar salvando vidas. “Vocês atendem 50 mil pessoas, então é muito importante esta formatura. Vocês estão integrando uma grande corporação e sempre poderão contar com a gente”, disse.

Como se tornar um Bombeiro Voluntário

Durante o ano de treinamento que os aspirantes a Bombeiros Voluntários realizam, diversos assuntos são abordados, todos com módulos 1 e 2. Entre eles o Atendimento Pré Hospitalar (APH), Suporte Básico de Vida (BLS), combate à incêndio, resgate veicular, resgate em áreas de difícil acesso, motores e motosseras e atendimento ao telefone.

O módulo 1 consiste em toda a parte teórica pouca práticas, enquanto o módulo 2 propõe mais prática e menos teoria. Neste segundo momento, o aluno inicia estágios práticos, que consiste no acompanhamento dos bombeiros em ocorrências e atuação na retaguarda com apoio operacional, mediante pedido do líder.

- publicidade -