As guias do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa da Coleta de Lixo de 2022, de Estrela, terão nesta ocasião um prazo maior para serem saldadas. Ao contrário de 2021, quando o vencimento ocorreu já em janeiro, o vencimento se dará desta vez a partir do dia 18 de março. E para aqueles que quitarem o IPTU em cota única se beneficiarão de desconto de 10%. O cidadão que não tiver débitos com o município contará ainda com mais 2%. A Prefeitura de Estrela estima arrecadar com estes tributos cerca de R$ 9,5 milhões. Os percentuais de reajuste serão divulgados nos próximos dias conforme o acumulado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que poderá ficar menor do que o desconto concedido.
O IPTU poderá ser pago em cota única até o dia 18 de março com descontos que podem chegar a 12%: 10% garantidos pelo pagamento em uma única parcela, mais 2% para o contribuinte que atender às regras da lei nº 7016 que beneficia o cidadão que não tiver débitos com o município. Quem optar pelo parcelamento poderá fazê-lo em até 10 vezes, com o primeiro vencimento também em março, e respectivamente em nove parcelas a partir de abril, oito em maio, e assim sucessivamente, desde que o encerramento ocorra dentro do exercício 2022. No caso da Taxa de Coleta de Lixo, o pagamento pode ser feito em cota única até 18 de março. Depois deste prazo é possível realizar o parcelamento em até três vezes. Sobre a taxa de lixo não há desconto.
Este ano as guias não serão enviadas pelo Correio. Os cidadãos poderão retirar os boletos no setor de Arrecadação/Cadastro Imobiliário, junto à Secretaria da Fazenda, no andar térreo da Prefeitura; também emiti-los de forma online, a partir de 20 de janeiro, no site da Prefeitura de Estrela (www.estrela.rs.gov.br) no link: Autoatendimento / Cidadão / Emissão de guias do IPTU; ou ainda solicitá-los via aplicativo Whats. Já o parcelamento deverá ser solicitado na Arrecadação. Mais informações poderão ser obtidas no telefone/Whats (51) 99512-477 5.
Para o Prefeito Elmar Schneider, um benefício inédito cujo objetivo é colaborar com o atual contexto social e econômico e a época do ano. “Um verdadeiro presente de Natal aos nossos contribuintes. Pela primeira vez o vencimento se dará em um prazo tão estendido. Isso vem na compreensão de que 2021 foi um ano que ainda sofreu com as consequências da pandemia, o que representa dificuldades para muitos cidadãos, contribuintes e empresários, e que atende ao nosso desejo de contribuirmos para as festas de fim de ano de nossas famílias, época também marcada por muitos outros compromissos e tributos”, destaca. A secretária da Fazenda, Elaine Strehl, ressalta o benefício social do início do pagamento somente em março, e garante que o prazo estendido não significará prejuízos para os cofres públicos e nem implicará em mudanças no cronograma de investimentos.