Noite Natalina mantém viva tradição do canto coral em Estrela

Programação contou com a apresentação de 14 grupos de comunidades da cidade e do interior do município

614
Público pôde conferir músicas sacras e clássicos do Natal / Crédito da foto: Secel / Divulgação

O Governo de Estrela, por meio da Secretaria Especial de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em parceria com a Liga de Corais de Estrela, realizou nesta quarta-feira (22/12) a Noite Natalina – evento da programação oficial do Natal estrelense. A apresentação de 14 grupos de corais do município, da cidade e de localidades do interior, ocorreu na Igreja Santo Antônio, no Centro. Em uma hora de apresentações, foram executadas músicas sacras e os clássicos do cancioneiro natalino.

Participaram da apresentação os coros Santa Cecília (Linha São João), Santa Cecília (São Jacó); Santa Cecília (Distrito da Delfina), e Coral Misto Santa Cecília (Linha Glória); Sociedade de Cantores Auxiliadora (Bairro Auxiliadora), Coral de Homens São Francisco Xavier (Distrito de Glória); Coral Esperança da Beija-Flor e Coral da Oase da Beija-Flor (Distrito de Costão); Sociedade de Cantores Liederkranz (Linha Geraldo); Coral Santa Cecília e Coral da Oase (do Centro de Estrela), Coral Santa Cecília (Linha Lenz), Coral São Vito (Distrito de Novo Paraíso), Coral da Comunidade São Luiz (Linha São Luiz).

De acordo com o presidente da Liga de Corais de Estrela, Charles José Gregory, a apresentação da última quarta-feira (22/12) é fruto de um grande esforço para manter viva a tradição do canto coral, uma herança cultural europeia. “Precisamos agradecer a participação de todos e, especialmente, o incentivo do município na manutenção da parceria com a Liga. Nosso objetivo é manter este trabalho e ampliá-lo para o próximo ano”, destaca. O pai de Charles, o regente Dirson João Gregory, relata que o período da pandemia da Covid-19 prejudicou muito a manutenção da atividade. Segundo ele, a tradição resistiu pela persistência dos cantores e participantes dos coros. “Estamos muito felizes de conseguirmos, nesta noite, reunir aqui 14 grupos. Esperamos que no próximo ano, com melhores condições sanitárias, possamos manter este belíssimo trabalho”, disse. Gregory encerrou a apresentação da noite com o Coral Misto Santa Cecília da Glória, aplaudido de pé, após a execução da música ‘Ave-Maria’.

A secretária especial da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Carine Schwingel, agradeceu a participação de todos os grupos pela viagem cultural através das músicas de Natal. “Hoje saímos daqui da igreja com a nossa alma e o coração alegres. Este, sem dúvida, é o espírito do Natal.” Carine destacou a importância dos grupos e da atividade dos regentes junto às comunidades que mantêm a tradição dos corais. “Tenham certeza que o município deverá continuar parceiro desta atividade, garantindo o trabalho dos regentes e possibilitando que mais pessoas tenham acesso a espetáculos tão lindos quanto ao que vimos aqui”, complementou a titular da Secel.

A parte cultural do Natal em Estrela tem o financiamento do Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual da Cultura. O patrocínio é da Construschorr Materiais de Construção, Rota Indústria Gráfica Ltda e Rotaflexo e Plastrela.

- publicidade -