O governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras e Habitação (SOP), investirá R$ 2 milhões na recuperação de estradas vicinais no interior do Estado. Os recursos serão aplicados na contratação de horas-máquina em Candelária, Coronel Bicaco, Estrela e Paverama. O impacto será de 2,5 mil famílias beneficiadas.
Os municípios tiveram decreto de emergência reconhecido pelo governo estadual por eventos climáticos: enxurrada, granizo, inundações e chuvas intensas. A empresa MAK MÁQUINAS LTDA trabalhará na recuperação de cerca de 120 quilômetros de estradas danificadas no segundo semestre de 2021.
A ordem de Início dos Serviços (OIS) foi assinada, nesta segunda-feira (10/1), pelo secretário José Stédile e pelo diretor-presidente da empresa, Thiago Klaus. Cada município será contemplado com cerca de R$ 500 mil em serviços.
“O governo do Estado está sempre atento às demandas dos municípios. Seja nas pautas habituais ou nos casos de emergência ou calamidade pública”, refletiu Stédile. “Seguiremos trabalhando para colocar em prática uma das principais diretrizes da gestão: o desenvolvimento regional. Estradas conservadas estimulam o crescimento econômico e social”, completou.
A empresa possui até cinco dias úteis para iniciar os trabalhos, com prazo de conclusão em 12 meses corridos. Os serviços serão supervisionados pelo departamento de Desenvolvimento Urbano da SOP (DDU).
“São tempos difíceis para todos os municípios do Estado. Agradecemos ao governo do Estado pelo olhar sensível que tem demostrado com o interior”, destacou o prefeito de Estrela, Elmar Schneider.
A assinatura também foi acompanhada pelos prefeitos Nestor Ellwanger (Candelária), Jurandir da Silva (Coronel Bicaco) e Fabiano Brandão (Paverama), pelo vice-prefeito Cristiano Becker (Candelária), por secretários municipais, bem como pela diretora do DDU, Ana Paula Eid.
Resumo das ações por município:
CANDELÁRIA
Serão recuperados 41,9 quilômetros de estradas
Localidades: Travessão Schoenfeldt, Linha Palmeira, Faixa dos Porto e Rincão das Casas
Impacto: 310 famílias beneficiadas
CORONEL BICACO
28 quilômetros de estradas
Localidades: Campo Santo e Vila São Pedro; atendendo indiretamente os municípios de Santo Augusto e Palmeira das Missões
Impacto: 250 famílias
ESTRELA
15,05 quilômetros de estradas
Localidades: Santa Rita, São Jacó, Linha Link, Linha São João, São José e Novo Paraíso
Impacto: 1,5 mil produtores rurais
PAVERAMA
34 quilômetros de estradas
Localidades: Morro Azul, Cabriúva, Linha Brasil, Santa Manoela, Cachimbos e Três Irmãos
Impacto: 500 famílias