A praça do Bairro Pinheiros foi a grande beneficiada da edição 2022 da chamada Missão Calebe. No domingo (16/1) pela manhã, dezenas de voluntários, em sua maioria crianças, revitalizaram o local, na ação anual que sempre procura melhorar espaços públicos e que ocorre em oito países, com iniciativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Em Estrela contou com a colaboração do clube Desbravadores Estrela do Vale, comunidade local e parceria com a prefeitura de Estrela através da Secretaria de Infraestrutura.
Cedo, os participantes já estavam no local. Os mais jovens, público-alvo do projeto – por isso geralmente ocorre no período de férias escolares –, munidas de pinceis e outras ferramentas se mostraram mais uma vez animadas com a proposta que busca deixar em melhores condições espaços físicos e turísticos cujas maiores beneficiadas serão as crianças e suas famílias, e ao mesmo tempo criar vínculo com os espaços e a preocupação com o cuidado e manutenção dos locais.
A Administração Municipal, através da pasta de Infraestrutura, cedeu e espalhou cargas de areia e brita nos locais como a cancha esportiva, área de brinquedos e outros espaços. Também cedeu ferramentas utilizadas na ação assim como tinta e demais materiais necessários. Foi realizada a limpeza geral do espaço, a pintura dos brinquedos, a colocação de vasos e plantio de flores e melhorias no acesso ao local e áreas de caminhada. Para amenizar o calor, muita água e picolés para todos.
Criançada se mobilizou na ação / Crédito da foto: Divulgação Nos intervalos, água e picolé para refrescar a todos / Crédito da foto: Divulgação
No ano passado a área do Belvedere foi a escolhida para ser revitalizada. Neste ano a ação talvez seja multiplicada para outros espaços. Aramis Cesar Battisti, representante da Igreja Adventista que esteve à frente da ação, celebra. “Temos muito a comemorar. Estava quente, mas todos se esforçaram, se engajaram no propósito da missão que é revigorar um espaço que possa ser melhor aproveitado por todos, principalmente a comunidade local, e incentivar a mesma para que cuide e busque sempre melhorar a respectiva área de lazer ou turística”, diz. “É uma ação solidária sim, para que justamente por isso contou com muitos voluntários. Temos que agradecer aos nossos representantes; ao clube Desbravadores do Vale, que é grande parceiro nosso em outras ações que realizamos ao longo ao ano; a associação local que esteve engajada com a gente; e a Administração Municipal, em um verdadeiro trabalho conjunto”, relata, ao afirmar que, dentro das possibilidades, ações semelhantes poderão ser realizadas em outras épocas do ano em demais espaços.