A Prefeitura de Imigrante, por meio da Secretaria de Saúde, disponibiliza para a população o serviço de análises clínicas laboratoriais, por meio de convênio realizado com o Laboratório Hermann.
Em 2021 foram beneficiados 1.155 pacientes que realizaram 13.666 exames clínicos, o que resultou em R$ 52.205,51 pagos.
São ofertados à população gratuitamente cerca de 30 exames de laboratório (sangue e urina). Dentre os mais solicitados estão o hemograma, EQU, urocultura, triglicerídeos, colesterol, glicose, entre outros. Visando beneficiar o maior número de pessoas, e também com o objetivo de promover a saúde preventiva, foram adicionados à lista de exames custeados os de sódio, potássio e ferritina. Além disso, a Secretaria realizou campanha preventiva ao Câncer de Próstata, com a realização de exames de PSA no mês de novembro.
Para agilizar a realização de exames, a Secretaria solicita que os pacientes procurem o setor logo após as consultas. A requisição deve ser apresentada no primeiro piso, com a servidora Mariane no Centro de Saúde ou na UBS de Daltro Filho. Os exames são autorizados na hora, e se o paciente ainda estiver de jejum, e se o laboratório tiver disponibilidade poderá realizar a coleta no mesmo dia. As coletas ocorrem no Laboratório Hermann, na Av. Ito João Snel, entre as agências bancárias, até às 9h.
A Secretaria de Saúde lembra que os exames autorizados devem sempre ser realizados no mês de vigência para não perderem a validade.
Conforme a Secretária de Saúde e Assistência Social Jóice Cristina Horst, a melhor a facilidade e a quantidade de exames clínicos ofertados pela municipalidade foi uma das melhorias implantadas na saúde de Imigrante. As alterações tiveram como objetivo trabalhar a saúde preventiva da população e o rápido diagnóstico de doenças, resultando em uma comunidade mais saudável e produtiva.
É solicitado também que neste momento de grande procura de pessoas com síndromes gripais os munícipes procurem os postos de saúde somente em caso de urgência. Mais informações pelo 3754 1031.