O Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Saúde, abre nesta terça-feira (1/2) a programação semanal das etapas de vacinação contra a Covid 19. Serão três, duas delas dedicadas à imunização infantil, a primeira delas já nesta terça-feira (1/2). A outra na quinta (3/2). Nesta quarta (2/2) será a vez dos maiores de 12 anos buscarem uma das três doses. Em todas tendo como local a Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, no Bairro Oriental.
A programação da vacinação infantil foi aberta sábado (29/1), voltada a todas as crianças entre 5 e 11 anos, mas tendo como filtro elas se encaixarem em alguma “comorbidade”. O movimento foi tranquilo e até abaixo do esperado: apenas 66 doses foram aplicadas. Na sala de espera, sempre um pouco de ansiedade por parte das crianças. No momento de entrar na sala de aplicação, ainda mais receio, mas hora da vacina a conversa das enfermeiras – que realizaram capacitações para a aplicação – com os pequenos fez o momento da picada nem ser tão difícil assim. Foram poucos os que reclamaram. “Já deu. Só isso?”, perguntou Lorenzo Fell, logo depois de ser informado que já estava pronto, que poderia escolher um adesivo infantil e ir aguardar os 20 minutos exigidos pós-vacina em um espaço preparado para isso. Uma série de desenhos, lápis e outras outras brincadeiras neste ambiente fez o tempo passar ainda mais rápido e o dia da vacina não ser tão ‘doloroso’ assim.
Crianças
Nesta terça (1/2), das 8h às 11h, serão vacinadas todas as crianças com até 11, com ou sem comorbidades. A aplicação ocorrerá em sala exclusiva, com espaço para recepção de crianças e responsáveis, que deverão permanecer no local por 20 minutos. Já na quinta-feira (3/2) a idade limite será dez anos ou aquelas de 11 que não puderam comparecer antes. Dependendo da procura nesta terça, a equipe não descarta baixar ainda mais a idade já para a etapa de quinta-feira (3/2).
Adultos
Na quarta-feira (2/2), também na UBS, das 8h às 11h, será realizada a etapa única para a vacinação dos maiores de 12 anos – os menores de 18 devem comparecer com um responsável. Estes devem ainda levar comprovante de residência e documento oficial com CPF. Estarão disponíveis as três doses. A segunda dose será aplicada a todos os que estão em atraso com os imunizantes da AstraZeneca, CoronaVac e da Pfizer. Também no caso da Pfizer, está agendada a segunda dose para quem fez a primeira até 10/12. Já a dose de reforço – AstraZeneca, CoronaVac e da Pfizer – segue com a ampliação diária do público-alvo, já dentro do intervalo reduzido de quatro meses, e agora já podem realizá-la os vacinados até 03/10. No mesmo dia, mas à tarde, das 13h30min às 16h, será realizada a dose de reforço do imunizante da Janssen.
Números
Estrela possui até o momento 27.026 cidadãos acima dos 12 anos com a primeira dose, de um total estimado de 27.700 a serem imunizados, o que equivale a 97.5% do público-alvo. O número de vacinados por completo (duas doses) é de 26.010 (93,8%), número que não contabilizam as unidades da Janssen, já que estas entram para a contagem de reforço. A dose de reforço (D3) já foi aplicada a 9.111 estrelenses (32,8%). E a quarta dose (D4) teve seus primeiros registros: 5.