A Secretaria da Saúde de Imigrante adquiriu mais dois equipamentos portáteis DEA – Desfibrilador Externo Automático – para equipar as ambulâncias de remoção de pacientes. Os aparelhos foram adquiridos através do Pregão Eletrônico195/21 no valor total de R$ 11.590,00 e a empresa vencedora da licitação foi a Tekmarket.
Para quem não está familiarizado com o termo, o equipamento pode fazer a diferença em um atendimento de urgência, uma vez que é fundamental em casos de ressuscitação cardiopulmonar. O aparelho tem como função descarregar cargas elétricas na parede torácica de um paciente que se encontra em quadro de arritmia cardíaca, revertendo o quadro em tempo hábil para evitar perda ou danos em funções cardíacas e cerebrais e após rápida chegada ao Hospital. O seu uso aumenta de menos de 5% para mais de 80% as chances de sucesso em um atendimento na parada cardiorrespiratória – PCR associado à fibrilação ventricular. Cerca de 90% dos casos de PCR estão associados à fibrilação ventricular e a chance de reverter uma fibrilação ventricular cai cerca de 10% a cada minuto de atraso na desfibrilação.
Conforme legislação, o DEA é obrigatório somente nas instituições de saúde e em locais com aglomeração ou circulação de mais de 2 mil pessoas. Com a aquisição dos novos aparelhos, o município conta agora com quatro DEA’s automáticos, sendo um no Centro de Saúde, um na UBS de Daltro Filho, e dois nas ambulâncias de remoção de pacientes. A secretaria também tem um desfibrilador manual, que só pode ser operado por médico.
O Grupo Costa, que realiza os plantões de saúde aos finais de semana, também possui o aparelho disponível na sua ambulância. Com isso todos os atendimentos acionados pelo telefone de Plantão de Saúde (51 98117-0618) terão o aparelho a disposição caso seja necessário o seu uso. Os médicos, enfermeiros, técnicos e motoristas de saúde receberam no ano passado o treinamento de APH – Atendimento Pré Hospitalar e BLS – Suporte Básico à Vida para o uso correto do DEA.
A secretária da Saúde Jóice Cristina Horst, destacou que a desfibrilação cardíaca é manobra fundamental nos casos de ressuscitação cardiopulmonar, e o desfibrilador automático externo é o equipamento adequado por sua facilidade de uso. “A compra destes desfibriladores é de suma importância para primeiros socorros em casos de emergência. É um ganho muito grande para a comunidade imigrantense, e assim continuamos com o nosso compromisso de melhorar ainda mais a qualidade do atendimento da equipe de saúde” citou.