Colinas garante que vacinação infantil contra a covid-19 é segura

Nesta semana foram disponibilizadas mais 50 doses pediátricas para o município

673
Crédito da foto: Divulgação

O Ministério da Saúde incluiu, no dia 5 de janeiro, as crianças de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19. A imunização das crianças com a vacina da Pfizer já havia sido autorizada em 16 de dezembro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em Colinas, a vacinação de crianças deste grupo iniciou há 15 dias atrás e até o momento 20 foram imunizadas. Pelo levantamento da Secretaria da Saúde, em todo o município são aproximadamente 300 crianças dentro desta faixa etária, aptas a receber o imunizante. Nesta semana foram disponibilizadas mais 50 doses pediátricas para Colinas. O desafio agora, segundo a secretária da Saúde Angelita Herrmann, é fazer com que os pais compreendam que a vacina é segura e que é extremamente importante eles levarem seus filhos para serem vacinados.

Para o pediatra da Unidade de Saúde do município, Fausto Steckel, essa insegurança que paira no ar é oriunda de falsas notícias disseminadas pincipalmente nas redes sociais. “A vacina já foi testada e aprovada pelos principais órgãos de saúde do mundo e do Brasil, e vem sendo amplamente utilizada em países desenvolvidos como os Estados Unidos, por exemplo, onde mais de 30 milhões de crianças já foram vacinadas, sem nenhum relato de óbito”, explica o médico.

A vacinação das crianças é realizada na Unidade de Saúde de Colinas, perante agendamento feito pelas agentes comunitárias. Após a aplicação da dose, as crianças aguardam durante 20 minutos até serem liberadas.

- publicidade -