A campanha de vacinação contra a covid em Estrela segue em ritmo acelerado. Depois de na última semana realizar cinco etapas, inclusive uma mista adulto/infantil ao longo de todo o sábado (12/2), a programação foi retomada já na tarde desta segunda-feira (14/2). Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, onde tem sido centralizadas as últimas ações, foram aplicadas as três doses da vacinação adulto – maiores de 12 anos. Outras sessões estão agendadas para quarta-feira (16/2), quinta (17/2) e uma especial sábado (19/2), com o Dia D da vacinação infantil, também sempre na UBS Central.
Ao longo de todo o último sábado (12/2), a Secretaria Municipal da Saúde realizou uma etapa mista. Tanto as três doses da vacinação adulto como a primeira dose infantil estavam disponíveis ao público. O movimento foi bom, ao menos maior do que ao longo das etapas da semana, principalmente no que diz respeito ao público infantil, que viu os números crescerem mas que ainda está abaixo do esperado. Na tarde desta segunda-feira (14/2) o público adulto pode buscar outra vez uma das três doses. O movimento foi mais intenso que dos últimos dias e mesmo após o fim do período das 16h havia gente na fila.
Próximas etapas
Na quarta-feira (16/2), também na UBS Central, mas pela manhã, das 8h às 11h, será dia de vacinação infantil, para todos entre 5 e 11 anos. Na quinta-feira (17/2) à tarde, mais um dia dedicado ao público adulto com as três doses (primeira, segunda e reforço); e também a de reforço do imunizante da Janssen. A programação será encerrada no sábado (19/2), com o Dia D da vacinação infantil, das 8h às 17h, sempre na UBS Central. A aplicação infantil ocorre, como prevê a operação, em sala exclusiva, com espaço para recepção das crianças e responsáveis, que deverão permanecer no local por até 20 minutos após consumada a imunização.
Doses
No caso da vacinação adulto, a primeira dose (D1) está disponível a todos os maiores de 12 anos – menores de 18 devem comparecer com responsável. A segunda dose (D2) será aplicada a todos que estão em atraso com os imunizantes da AstraZeneca, CoronaVac e da Pfizer. Também no caso da Pfizer, a D2 estará à disposição de quem fez a primeira até 24/12. Já a dose de reforço (D3) – AstraZeneca, CoronaVac e da Pfizer – englobará todos os vacinados até 16/10. É exigida a carteira de vacinação entregue por ocasião da D1. A dose infantil (Di) será oportunizada a todos entre cinco e 11 anos.
Números
Estrela possui até o momento 27.680 cidadãos acima dos 5 anos com a primeira dose (D1), o que equivale a 91,1% de um total estimado de 30.4 mil cidadãos a serem imunizados. Percentuais que caíram no geral pois passaram a contar com a vacinação infantil, que ainda está em sua primeira dose. O número de vacinados por completo (duas doses) é de 26.716 (87,8%), e não contabiliza as unidades da Janssen, já que estas entram para a contagem de reforço. A dose de reforço (D3) já foi aplicada a 10.672 estrelenses (35,1%) e a quarta (D4) a seis cidadãos. A dose infantil (Di) já chegou a 616 crianças, 22,8% de um total estimado de 2.7 mil.