Horta comunitária de Teutônia promove doação de materiais escolares

Entidade conta com outras programações, como brik, mercado solidário e brechó

868
Artes
Crédito da arte: Júlia Caroline Geib / Divulgação

A voluntária Mirian Magedanz compartilhou, em entrevista ao Espaço Aberto da Rádio Popular, na segunda-feira (14/2), informações a respeito de projeto desenvolvido pela Horta Comunitária e Mercado Solidário que estimula a comunidade a doar materiais escolares para as crianças nessa volta às aulas.
Mirian conta que o projeto passou a ser pensado em janeiro com objetivo de auxiliar famílias e crianças que não têm condições de comprar todo ou parte do material escolar para início do ano letivo. “A gente pediu para as famílias que precisassem desse apoio nos mandassem a lista de material escolar da criança e riscassem os itens que elas não precisavam e aí fomos montando as mochilas de acordo com as doações”. Relata ainda que a ideia inicial era montar 30 mochilas, mas graças ao apoio da comunidade, concluíram com 45.
A voluntária informou também que contemplados pelo projeto da horta, assinaram um documento que foi repassado para a prefeitura de Teutônia, pois a mesma também estava distribuindo materiais escolares. “É bom falar para a comunidade não parar de doar material escolar porque vai ser repassado realmente pra quem não tem nada”, destaca.
Magedanz comenta que a situação das famílias é assistida juntamente ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), as situações são discutidas e acompanhadas por ambas as partes para que o suporte necessário seja dado. “Dependendo da família, uma cesta básica não é o suficiente e a gente sabe que a demanda por ajuda no município aumentou muito, o empobrecimento das pessoas aumentou muito e por isso o CRAS também não dá conta de tudo”, declara e ressalta ainda a missão da horta comunitária de aumentar a nutrição das famílias, incluindo alimentos não industrializados e ricos em ferro.

Programações
– A Horta Comunitária ocorre geralmente no sábado de manhã;
– Mercado Solidário ocorre na quarta-feira de manhã e quinta à tarde, junto com a Secretaria da Comunidade, ao lado da praça no Bairro Teutônia.
– Um sábado por mês, na parte da manhã ocorre o Brik da Horta, onde ocorre a exposição dos produtos que são produzidos nas oficinas e outras pessoas da comunidade que desenvolvem algum produto que seja sustentável ou que seja feito por mulheres que precisam desenvolver sua renda e produto.

Assista à entrevista completa no site da Rádio Popular

Mirian Magedanz / Crédito: Luciana Brune
- publicidade -