A Cooperativa Languiru vem construindo um ambiente favorável ao debate de novas concepções e, principalmente, de busca por conhecimento. Promover o desenvolvimento das pessoas, por meio do acesso à educação, é um dos princípios do cooperativismo. Nesse contexto, na última quinta-feira (17/2), ocorreu a formatura do Programa de Formação em Gestão e Liderança Cooperativa e do Programa de Sucessão Familiar Languiru.
Associados e familiares acompanharam a cerimônia, que ocorreu na Associação dos Funcionários da Languiru, em Teutônia. A solenidade também foi prestigiada por integrantes do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal da Cooperativa.
O Programa de Formação em Gestão e Liderança Cooperativa foi ministrado entre os meses de junho e novembro de 2021. Já o Programa de Sucessão Familiar Languiru foi desenvolvido entre os meses de maio e setembro do último ano. Mais de 60 associados estavam aptos a se formar, somando os dois cursos, que tiveram aporte do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.
Modelo a seguir
O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, ressaltou a diversidade de negócios da Cooperativa, mencionando a capacidade de industrialização e agregação de valor à matéria-prima fornecida pelos associados. Apesar do cenário econômico desfavorável, observou que o espírito de arrojo da organização segue em evidência, citando como exemplo a vanguarda do Programa Pró-Leite Languiru e o início das atividades do Frigorífico de Bovinos.
Bayer elencou uma série de benefícios direcionados ao quadro social, entre eles o auxílio escolar e as bolsas de estudos para associados e familiares. “Parabéns pela coragem e por escolherem ser diferentes. É esse o modelo de gestão que precisamos seguir”, dirigiu-se aos formandos, lançando uma nova proposta: formar um grupo de jovens associados dentro da Cooperativa. “Vivemos na era da inovação”, frisou.
Expansão do cooperativismo
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergílio Perius, comentou que a industrialização e a agregação de valor fortalecem as agroindústrias do cooperativismo gaúcho. Apontou a Languiru como uma cooperativa diferenciada. “Hoje estamos aqui retribuindo o que ela entrega à sociedade”, declarou. Ele entende que os cursos de qualificação conferem embasamento para tomar as decisões mais assertivas, tanto na propriedade como na Cooperativa. “Vamos continuar unidos e expandindo o cooperativismo pelo mundo”.
Perpetuar a trajetória
O diretor executivo da Fecoagro, Sérgio Luís Feltraco, enfatizou que os associados devem ter orgulho da Languiru. Acrescentou que a organização é vista como referência para outras cooperativas, em especial quando se trata de inovação. “Temos que perpetuar essa trajetória. Vale a pena a luta e o esforço de vocês”.
Acreditar no ensino
A reitora da Univates, Evânia Schneider, relembrou o seu histórico de vínculo com a Cooperativa como filha de ex-associado e ex-consultora. “Aqui aprendi a força da cooperação”, afirmou. Ela estimulou os integrantes das turmas a continuarem buscando conhecimento e agradeceu pela confiança na Univates. “Vocês acreditaram na força do ensino e de que é necessário mudar”.
Agentes da mudança
O professor Albano Mayer, paraninfo da turma que concluiu o Programa de Formação em Gestão e Liderança Cooperativa, salientou a cultura da Languiru de incentivo ao estudo. “Não temos escolha: depois que entramos no bote da busca por qualificação, precisamos continuar remando e aprendendo”, filosofou. Também reforçou sua crença na capacidade dos associados em promoverem mudanças, que as pessoas devem procurar deixar um legado. “É preciso energia e vontade de fazer. São vocês que vão fazer uma propriedade, uma cooperativa e uma sociedade melhores”.
Preparação de futuros gestores
Thelmo Fabrício Franke (28) foi um dos associados que concluiu o Programa de Formação em Gestão e Liderança Cooperativa. Pretende aplicar os conhecimentos adquiridos na propriedade da família, em Rincão da Piedade, município de Triunfo. O jovem produtor de leite planeja continuar buscando capacitação e convida os associados a participar. “Entendo que o curso mostrou como liderar na propriedade e, quem sabe, participar futuramente dos Conselhos da Languiru. Para assumir um compromisso desses, em uma Cooperativa tão importante para a sociedade, você tem que estar preparado”.