Clubes voltam a disputar o Amador de Estrela amanhã

804
Alto da Bronze, último campeão em 2012. Comunidade será a anfitriã das duas primeiras partidas da rodada de estreia / Crédito: Arquivo / Governo de Estrela / Divulgação

Será realizada neste domingo (13/3) a abertura, agora em campo, do Campeonato Municipal de Futebol Amador 2022 de Estrela. A bola que não rola pelos gramados do município há uma década terá a realização das primeiras partidas da competição, que movimentará oito equipes e até 240 jogadores locais. A sede do Alto da Bronze, último campeão em 2012, será o palco da rodada de estreia do certame que é uma promoção do Governo de Estrela por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura Esporte e Lazer (Setcel). Em caso de tempo instável a rodada pode ser transferida.

Na sexta-feira (4/3), em cerimônia realizada na Prefeitura, foi realizado o lançamento oficial do campeonato, em cerimônia que contou com a presença do prefeito Elmar Schneider e a apresentação das oito equipes. Ao fim, representantes dos clubes envolvidos e atletas protagonizaram o sorteio dos últimos jogos da primeira rodada, que acabaram por determinar o complemento de todo o carnê. Ao todo, serão 34 confrontos até 12 de junho, quando está programada a decisão.

Participarão as equipes do Grêmio Esportivo Atlântico de Costão A; Grêmio Esportivo Atlântico de Costão B; Sociedade Cultural Esportiva Delfinense; Grêmio Esportivo Geraldense; Sociedade Esportiva Alto da Bronze; Sociedade Esportiva e Recreativa Aimoré da Delfina; Atlético Estrelense (Bairro Marmitt/Moinhos); Gaviões do B.I (Bairro das Indústrias).

Estreia terá clássicos

A rodada de estreia, neste domingo (13/3), no campo sede do Alto da Bronze, terá como primeira partida um clássico de uma mesma comunidade – Costão, já que o clube local decidiu por formar dois times: às 13h30 – Atlântico A x Atlântico B.

Na sequência, às 15h30, último campeão e anfitrião da rodada, o Alto da Bronze encara o Aimoré.

No complemento da 1ª rodada, dia 20 de março, duelam no campo do XV de Novembro da Linha Lenz: 13h30 – Gaviões do BI/Marmitt x Delfinense; 15h30 – Atlético Estrelense x Geraldense.

A entrada será franca para todos os confrontos. A partir da segunda rodada, dia 27 de março, os quatro jogos ocorrerão aos domingos, dois por sede, nos horários padrões. A arbitragem ficará por conta da Associação Regional de Árbitros (ARA).

Fórmula de disputa

O sistema do campeonato prevê jogos de todos contra todos em turno único. Após, se classificarão para a segunda fase os seis melhores, sendo que os dois melhores já estarão automaticamente classificados às semifinais. Os seus adversários sairão dos confrontos entre os quatro demais: 3°x 6º; 4º x 5º. Nas semifinais e decisão (na casa de equipe de melhor disciplina entre os finalistas), também partidas somente de ida. Nos critérios de desempate, em sequência, número de vitórias, disciplina, saldo de gols, gols à favor, gols contra e sorteio.

Serão premiados os quatro primeiros colocados, sendo os três primeiros com troféus e medalhas. Outras premiações ainda são estudadas junto a apoiadores. Também serão premiados o campeão da disciplina, artilheiro, goleiro e atleta destaque, além de jogador revelação. E a cada jornada será eleito o craque da rodada por campo sede – melhor das duas partidas do respectivo local de jogos.

CAMPEONATO MUNICIPAL DE ESTRELA

rodada – 13/3 – Alto da Bronze

13:30 Atlântico de Costão “A” x Atlântico de Costão “B”

15:30 Alto da Bronze x Aimoré da Delfina

- publicidade -