Apesar do avanço geral na cobertura vacinal, a Secretaria Estadual da Saúde estima que 683.210 gaúchos já poderiam ter completado o esquema básico de imunização contra covid, mas ainda não se submeteram ao procedimento. E mais de 3 milhões permanecem em atraso no recebimento do reforço.
O governo calcula que se todos os residentes do Rio Grande do Sul, aptos a receber a proteção-extra, tivessem se dirigido a um local de vacinação, o índice de pessoas contempladas pela dose adicional passaria dos atuais 34% para 62%. Ou seja: praticamente o dobro.
Já foram aplicados quase 22,4 milhões de doses de fármacos contra covid desde o início da campanha de vacinação, no dia 19 de janeiro de 2021. Essas ampolas representam 90% do total recebido pelo Estado ao longo desse período, já que a logística prevê a reserva de lotes para evitar desabastecimento de estoques destinados à segunda injeção ou reforço imunizatório.
O Rio Grande do Sul acumula quase 2,23 milhões de casos confirmados de coronavírus desde o começo da pandemia. Desse total, ao menos 121.907 motivaram internação por síndrome respiratória aguda e 38.787 tiveram como desfecho a morte do paciente.
Esses e outros dados podem ser conferidos no site oficial vacina.saude.rs.gov.br.