Projeto de Colinas voltado à infância será apresentado em seminário internacional

668
Imagem ilustrativa

A administração municipal de Colinas apresentará, no dia 30 de março, o projeto de escuta infantil no 8º Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância. O evento é organizado pela Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância. O prefeito Sandro Herrmann também participará da apresentação.

Com o tema “Avanços e Desafios na escuta das crianças e no enfrentamento à pandemia”, o evento vai reunir especialistas brasileiros, convidados internacionais e várias organizações governamentais, da sociedade civil, do legislativo e do sistema de justiça. O debate será em torno do panorama atual das políticas públicas para as crianças de 0 a 6 anos no país.

Desde 2017 a Secretaria da Saúde de Colinas desenvolve o projeto 1000 Dias, por meio do acompanhamento de saúde da gestante e da criança até os dois anos de vida, o qual é executado pelos profissionais da equipe da Unidade Básica de Saúde.

Em 2021, o projeto adquiriu parceiros, como o setor de Assistência Social e a Secretaria de Educação, ampliando o olhar atento para toda a primeira infância. O projeto de escuta infantil surgiu a partir de uma articulação entre o Projeto Mil Dias, EMEI e Secretaria de Educação. Partindo de uma estratégia que já era executada desde 2019, na qual as crianças da creche visitavam o espaço que frequentariam no ano seguinte.

O Projeto Mil Dias, em parceria com a Urban 95, fomentou uma formação em oficinas de escuta infantil para funcionários da escola e da UBS. Essa formação acabou dando embasamento e metodologia a um processo que já havia sido iniciado na escola.

A escuta infantil qualificada busca oferecer uma participação ativa das crianças a respeito dos espaços em que vivem, dando a elas oportunidade de exercerem sua cidadania ao colocarem suas opiniões sobre, por exemplo, a escola que gostariam de ter.

O processo abrange várias etapas, que vão desde a escuta até um posterior feedback para as crianças, sinalizando quais pedidos são possíveis de atender, quais serão atendidos a longo prazo e quais terão necessidade de ressignificação.

- publicidade -