As comunidade rurais de Estrela ganharão reforço na sua segurança. Será inaugurada na quaeta-feira (1/4) a Patrulha Rural. A atividade será desenvolvida por uma guarnição específica na área rural
O projeto será lançado pelo Município e Brigada Militar (BM). O serviço permitirá uma resposta efetiva do policiamento ostensivo. O lançamento ocorre na Comunidade do Distrito de Delfina, às 19h30min.
O secretário municipal de Administração e Segurança Pública, César Augusto Pereira da Silva, destaca que a patrulha será um divisor de águas na segurança das comunidades do interior. “O foco deve ser na prevenção, para ampliar a sensação de segurança com uma guarnição que será responsável por este atendimento”, explica.
Segundo o comandante da Brigada Militar, major Fábio Kuhn, o atendimento será diferenciado, pois os policiais que atuam na Patrulha Rural falam alemão. “Para muitos moradores isto é fundamental, pois a compreensão das demandas e dos problemas – por parte da população – passa pelo entendimento do idioma. Falar alemão estreita também a relação entre os policiais e os moradores atendidos pela patrulha”, frisa.
Tecnologia para acelerar atendimentos
Junto da Patrulha Ambiental, o Governo de Estrela apresentará o projeto de georreferenciamento das propriedades rurais.
A iniciativa, inspirada no modelo do município de Chapecó, em Santa Catarina, tem por objetivo acelerar a resposta em uma situação de emergência. O sistema catarinense já está em funcionamento há 20 anos, tornando-se referência neste tipo de atendimento.
O coordenador do gabinete de Segurança Pública, Marcelo de Abreu Fernandes, revela que o governo municipal contratou uma empresa especializada para realizar o serviço de mapeamento via GPS, para atualizar as informações sobre o interior de Estrela.
“A empresa contratada utilizará as coordenadas de satélite para identificar as propriedades. Cada morador receberá um código, que será fixado em frente à residência, para uma melhor identificação”, explica.
Ao solicitar o atendimento – que além da Patrulha Rural engloba o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil – o morador só precisa informar o código.
A chave será formada pelas iniciais “ES”, de Estrela, acrescida de quatro números. “Imagine que em uma situação de emergência, fica muito mais fácil apenas dizer o código, para encurtar o tempo de resposta”, diz Fernandes.
Com o código será possível localizar, por meio de um aplicativo, o endereço exato de onde foi emitido a chamada, acelerando o descolamento da equipe responsável pela prestação do serviço.
“Esta identificação será utilizada também pelos serviços do município, como forma de encontrar, com maior rapidez, a família ou propriedade que necessita do atendimento público”, complementa o coordenador.
O sistema de GPS será apresentado no mesmo evento de quarta-feira.