Em uma solenidade realizada nesta terça-feira (26/4) à noite, que envolveu cultura e educação, o Governo de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), lançou oficialmente a “Estrelas do Conhecimento”. A nova feira de inovação, ciência e tecnologia da região na área educacional está programada para ocorrer de 25 a 27 de agosto, no Porto de Estrela, e prevê a participação de 6.6 mil alunos do município e seus projetos, que direta e indiretamente também promoverá o envolvimento de professores, familiares e outros, como também visitantes. No evento realizado na Sociedade Ginástica de Estrela (Soges), o destaque ficou por conta da palestra com a educadora Débora Garofalo, eleita entre os dez melhores professores do mundo pelo Global Teacher Prize – considerado o Prêmio Nobel da Educação.
O evento foi aberto com um show da cantora Maíra Lautert Scheeren. Ela, que também é professora da rede municipal de Estrela, encantou aos presentes com sucessos da música lírica. Entre os que a aplaudiram e participaram da solenidade estavam o prefeito de Estrela, Elmar Schneider, o vice João Carlos Schäfer; secretários municipais; o presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Mallmann e outros edis; a titular da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (3ª CRE), Cássia Benini; também secretários municipais de educação e professores de outras cidades da região.
A secretária municipal de Educação de Estrela, Elisângela Mendes, foi a primeira a falar aos presentes, quando trouxe detalhes da feira que pretende apresentar projetos criados por alunos do município, e que já envolvem muitos deles. “Temos um grupo de profissionais na educação municipal que são referência em outras redes e áreas. Poder contar com este ‘time’ de profissionais é um diferencial, e são eles que já estão envolvidos e engajados na orientação de trabalhos que também já estão sendo desenvolvidos por nossos alunos para a nossa nova feira. E poder proporcionar momentos de conhecimento e aprendizagem significativa para nossas crianças, jovens, e ao mesmo tempo aprimorar ainda mais a nossa educação, é fantástico”, iniciou. “É preciso políticas públicas e investimentos. Mas quando se conta com profissionais competentes, comprometidos e engajados em conduzir nossas crianças pelo mundo do conhecimento, da criatividade, ‘plantando sementes’ e despertando em nossos pequenos o interesse em conhecer mais, ir além, e indiretamente envolvendo as famílias, as coisas ficam mais fáceis e completas”, disse, ao salientar o termo ‘sementes’, que depois seria explanando na palestra de Débora Garofalo. “Eu acredito sim no poder de transformação da educação, que pode mudar e ser decisivo não apenas para a vida das crianças que estão conosco, mas também de nossa sociedade, do novo mundo, e queremos em Estrela colaborar para tanto.”
Seleção
O prefeito Elmar Schneider também se mostrou entusiasmado com o novo projeto. “Preciso corrigir nossa secretária, amiga, professora e educadora Elisângela Mendes. Pois ela, que como queríamos veio na sua origem do mundo escolar local, não conta com um ‘grande time’ como nos relatou, mas sim com uma verdadeira seleção”, disse, ao destacar inicialmente que Estrela concorreu ao prêmio Prefeito Empreendedor Sebrae 2022 via outro projeto da educação estrelense. “Hoje, aqui no lançamento do Estrelas do Conhecimento, lembro que até pode existir, no mundo globalizado, quem acredite que tudo tenha ou, caso ainda não, possa comprar tudo. Mas é preciso ressaltar que para obter o tudo de fato é sim preciso estudar, crescer, evoluir, conhecer. E ninguém tira da vida de alguém o conhecimento. A tecnologia veio, está presente, mas é necessário o conhecimento para melhor tirar proveito dela, e é o saber que também vai ser o diferencial em muitas situações do mundo atual e moderno. Obrigado Estrela por contar com uma seleção que trabalha para fazer o seu melhor em prol da educação e do conhecimento e fazer de Estrela uma protagonista na área.”
Robótica na prática
Débora Garofalo, primeira mulher sul-americana a ser finalista do Global Teacher Prize, quando ficou entre as dez melhores professoras do mundo neste prêmio que é considerado o “Nobel” da Educação, foi a palestrante da noite. Atualmente é coordenadora do Centro de Inovação da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo; colunista de revistas; e autora do livro Robótica com Sucata pela Editora Moderna, que retrata seu projeto que a tornou conhecida. Na palestra, falou um pouco do trabalho desenvolvido e de como vê a feira de Estrela. Depois, atendeu aos professores e à imprensa. “Pude só pela proposta perceber que Estrela está um passo à frente. Logo na chegada, notar que não era um engano. E isso se comprova pela evolução do Ideb escolar do município, já muito bom mas em franca, constante e crescente ascensão. A qualidade das escolas municipais, a recepção dos professores, sendo que são mais de 350 para uma gama de quatro mil estudantes, uma média fantástica, e os projetos que são desenvolvidos e outros que estão por ocorrer, como a futura Feira do Conhecimento, mostram que aqui é desenvolvido um trabalho de altíssima qualidade quando o assunto é a educação”, avaliou.
Laudiana de Bortoli, secretária de Educação de Doutor Ricardo, foi uma das profissionais ligadas ao meio que se fez presente. “Nosso município é muito pequeno, mas também colocamos a educação como agente protagonista, como Estrela faz e está fazendo, sempre com o objetivo de trabalhar, inovar. Nessa noite foram muitos motivos para nossos olhos brilharem neste sentido e darmos a Estrela o parabéns e a certeza de que a região toda não vai apenas prestigiar, mas igualmente se inspirar nessa proposta que só vem a colaborar para o futuro de uma sociedade melhor”, avalia.
Quando e onde?
A primeira edição da “Estrelas do Conhecimento” ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de agosto, no Porto de Estrela. Na área será montada uma grande estrutura com Praça de Alimentação, Museu Itinerante, Planetário, oficinas, incluindo robótica e Dino do Sebrae. A entrada será franca e o horário de funcionamento será das 9h às 21h, na quinta e sexta-feira. No sábado, dia 27, a visitação encerra às 16h. Ao todo, 60 trabalhos serão selecionados nas escolas da rede municipal para integrarem a mostra competitiva da feira. Haverá premiação para os três primeiros colocados, nas categorias Anos Iniciais e Anos Finais, assim como para os seis professores-orientadores dos grupos. Os finalistas participarão da Feira de Ciências da Universidade do Vale do Taquari (Univates), que ocorrerá em outubro de 2022.